Aug 29, 2025 / 16:00 pm
A arquidiocese do Rio de Janeiro faz amanhã (30) sua 125ª Romaria ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Segundo a arquidiocese, cerca de 60 mil fiéis devem participar da romaria deste ano. Desses, 18 mil seguirão em ônibus organizados pelas paróquias e comunidades. A missa será celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani cardeal Tempesta no altar central da basílica, com a presença de 222 padres e 70 diáconos permanentes.
“Há 125 anos, o povo do Rio de Janeiro se coloca aos pés da Mãe Aparecida para renovar sua fé e entregar suas intenções”, disse dom Orani. “Cada romeiro traz consigo uma história e, juntos, testemunhamos a força da fé que move a nossa Igreja”.
No início das romarias, Aparecida tinha apenas uma igreja dedicada à santa, hoje conhecida como basílica histórica, ou basílica velha. Ela foi inaugurada em 24 de junho de 1888 pelo então bispo de São Paulo, dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho. Em 1908, o papa Pio X concedeu à igreja o título de basílica menor.
Com o crescimento da devoção, surgiu a necessidade de um novo templo. A construção da basílica nova começou em 1955 e, em 1982, foi inaugurada e recebeu a imagem de Nossa Senhora transferida da basílica histórica. No ano seguinte, o local passou a ser oficialmente reconhecido como Santuário Nacional pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Na celebração, será usado um cálice doado em 1900 por dom Joaquim Arcoverde, primeiro cardeal da América Latina, como símbolo da ligação entre a arquidiocese do Rio e o santuário de Aparecida.
Programação
7h: Oração do Terço na Tribuna Bento XVI (fachada sul da Basílica)
9h: Santa Missa solene no Altar Central, presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta
10h: Via-Sacra no Morro do Cruzeiro
12h: Bênção de encerramento da Romaria
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar