Aug 26, 2025 / 16:19 pm
“Hoje, nós renovamos esse vínculo de fraternidade, certos de que, ao rezarmos juntos, ao unirmos as nossas vozes e corações, ajudamos a construir um caminho de paz verdadeira, uma paz justa que respeita a dignidade e a liberdade do povo ucraniano”, disse o bispo auxiliar de Brasília, dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ontem (25), na sessão solene na Câmara dos Deputados, em homenagem ao Dia Nacional da Ucrânia.
Dom Ricardo que representava a CNBB na sessão solene proposta pelo deputado federal delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP). “O papa Leão XIV convocou recentemente a igreja a um dia de oração e de jejum pela paz”, no dia 22 de agosto, “memória de Maria Rainha” e destacou: “E atendendo a esse apelo, também hoje, nós elevamos a nossa súplica para que esta paz floresça na Ucrânia em tantas regiões marcadas pela guerra”.
O secretário-geral da CNBB ainda recordou aos presentes “dois gestos eclesiais muito significativos que aconteceram neste tempo”.
O primeiro, segundo o bispo, é a ida do arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cesar Costa à Ucrânia, que “esteve acompanhando a grandeza da fé do povo ucraniano”. “Seus relatos conosco são emocionantes e sua presença de fato foi um momento especial da igreja do Brasil junto ao povo ucraniano”, pontuou dom Ricardo Hoepers.
O segundo gesto descrito pelo secretário-geral da Conferência “é a carta que os bispos da Igreja Greco-Católica dirigiram à presidência da CNBB e a todos os bispos” do Brasil.
“Nós traduzimos esta carta, enviamos a todos os bispos do Brasil e assim, fortalecemos esses laços de comunhão entre a Igreja católica no Brasil e a igreja na Ucrânia. Estes sinais, um vindo da igreja latina e outro da igreja Greco-católica, expressam a mesma certeza: A igreja está unida à dor e à esperança do povo ucraniano”, relatou dom Ricardo. “Também queremos expressar o nosso sentimento de solidariedade e estamos acompanhando a caminhada da igreja ucraniana e pelo arcebispo maior que nos mandou a carta, uma frase nos tocou profundamente: ‘A Ucrânia resiste! A Ucrânia luta! A Ucrânia reza!’. Para nós é também um apelo a manter viva a solidariedade internacional e a rezar pela construção de uma paz justa e duradoura”.
Ao final, o bispo auxiliar de Brasília exortou todos a invocar “a intercessão de Maria, Rainha da Paz, para que console as famílias, fortaleça os corações, inspire os líderes e nações a buscarem juntos a reconciliação” e agradeceu com uma saudação nacional ucraniana: “Slava Ukraini!" (em ucraniano: Слава Україні!) que significa "Glória à Ucrânia!".
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar