Aug 11, 2025 / 11:37 am
O senador colombiano Miguel Uribe Turbay morreu na madrugada de hoje (11), pouco mais de dois meses depois de ser atacado por um assassino de aluguel, segundo sua mulher, María Claudia Tarazona. O político estava internado no Hospital Fundación Santa Fé, em Bogotá, capital da Colômbia.
“Você sempre será o amor da minha vida. Obrigada por uma vida cheia de amor, obrigada por ser o pai das meninas, o melhor pai do Alejandro. Rezo para que Deus me mostre o caminho para aprender a viver sem você”, escreveu Tarazona no Instagram hoje de manhã.
Nascido em 28 de janeiro de 1986, em Bogotá, Colômbia, Uribe Turbay era filho do empresário Miguel Uribe e da jornalista Diana Turbay, que foi morta em 1991 depois de ser sequestrada pelo Cartel de Medellín, sob as ordens de Pablo Escobar.
Uribe Turbay, de ascendência católica maronita, ocupou vários cargos públicos até ingressar no Senado da Colômbia em 2022, representando o partido político Centro Democrático do ex-presidente do país, Álvaro Uribe, e foi projetado como uma figura forte nas eleições presidenciais de 2026.
Em 7 de junho, como parte de sua pré-campanha, ele participou de um ato político em Fontibón, na zona oeste de Bogotá. Lá, foi vítima do atentado que lhe custou a vida na manhã de hoje, depois de cerca de dois meses em estado crítico.
Além da mulher, Uribe Turbay deixa o filho pequeno Alejandro e três filhas do primeiro casamento de sua mulher, por quem demonstrou afeto paterno.
Cardeal Rueda: “É um momento de imensa dor”
Em declarações ao jornal colômbiano Noticias Caracol esta manhã, o arcebispo de Bogotá e primaz da Colômbia, cardeal Luis José Rueda Aparicio, disse que este “é um momento de imensa dor” e que “colocamos a vida desse jovem líder político colombiano nas mãos de Deus Pai misericordioso, colocamos nas mãos de Cristo Jesus nosso Senhor, que é a esperança da vida e da ressurreição, esse nosso irmão colombiano que infelizmente terminou sua peregrinação esta manhã”.
“Lamentamos e repudiamos todas as formas de violência”, disse ele. “Rejeitamos todas as formas de desrespeito à vida”.
O cardeal também fez um apelo a todo o país: "Este é um momento de unidade para todos os colombianos, este é um momento para refletir profundamente e nos vermos como uma geração que não conseguiu deixar aos jovens uma Colômbia diferente".
"Somos uma geração marcada pelo narcotráfico, pela guerrilha, pelo paramilitarismo, por todas as formas de violência, e este é o momento de pensarmos: como colombianos, precisamos nos unir”, disse Rueda. “Este é o momento da unidade total entre os colombianos em torno de um propósito: a história do nosso país, que deve ser uma história de vida, de respeito, de encontro, de unidade e de paz".
O fundador do canal de televisão Cristovisión, padre Ramón Zambrano, também expressou suas condolências. “Que Miguel Uribe Turbay descanse em paz. Que ele desfrute da vida eterna que o Senhor concede aos justos. Que Deus abençoe e fortaleça sua mulher e toda a sua família”, escreveu na rede social X.
"Que o sangue dos mártires seja uma semente de esperança, para que possamos nos comprometer a construir um país onde não viremos as costas a Deus", disse também Zambrano.
“Colômbia chora”
Vários líderes políticos expressaram suas condolências pela morte do senador colombiano. O ex-presidente Álvaro Uribe escreveu no X: "O mal destrói tudo, eles mataram a esperança. Que a luta de Miguel seja uma luz que ilumine o caminho da Colômbia”.
Por sua vez, o ex-presidente da Colômbia Iván Duque disse que “o terrorismo nos roubou uma promessa da Colômbia e de um líder honesto e transparente (…) A Colômbia chora, mas não se renderá aos criminosos que tiraram a vida de um jovem admirável”.
Carlos Galán, prefeito de Bogotá e filho de Luis Carlos Galán — candidato presidencial assassinado por ordem de Pablo Escobar em 1989 — reconheceu Uribe Turbay como “um grande ser humano, um líder honesto e corajoso, um político com verdadeira vocação para o serviço”.
"Seu assassinato deve ser um ponto de virada para a Colômbia. Não podemos aceitar a violência em nosso país", disse Galán, pedindo que esse crime não fique impune.
Autoridades colombianas prenderam o grupo criminoso acusado de organizar o ataque. Um adolescente foi quem atirou no senador.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar