Aug 1, 2025 / 16:24 pm
O bispo Robert Barron, em Roma, pediu esta semana aos jovens que sigam a Deus e rejeitem os bens mundanos, convocando-os a “encontrar sua missão” e buscar o Senhor “nas profundezas”.
“Deus tem uma ideia do santo que você deveria ser”, disse Barron no discurso principal no Encontro Nacional de Peregrinos dos EUA do Jubileu da Juventude, na última quarta-feira (30).
Barron, bispo de Winona-Rochester, Minnesota, EUA, e fundador do ministério Word on Fire, enfatizou que a cultura moderna promove o individualismo em detrimento da jornada de Deus com os fiéis.
Ao longo de seu discurso, Barron citou figuras bíblicas — como são Pedro, Abraão, Jacó e o profeta Jonas — para destacar os desafios e recompensas de responder ao chamado de Deus.
Não há nada mais importante em nossas vidas do que discernir nossa missão, disse Barron à multidão.
Ele sugeriu que qualquer pessoa que esteja discernindo sua missão comece perguntando: "A quem você adora? Que voz você ouve? E qual é a missão que essa voz lhe dá?"
Uma verdadeira missão, disse Barron, leva a pessoa a uma maior entrega de si mesma. "Ouçam a voz... e aceitem a missão", disse o bispo à multidão de jovens.
Com dificuldades para conseguir um pequeno pódio e preparar seu discurso, Barron escolheu improvisar sobre sua jornada em Roma.
Comparando as ruínas de Roma com a atual Igreja, Barron disse: “Não acreditem quando lhe disserem que a religião está em declínio… O que está em nós é maior do que qualquer coisa no mundo”.
“Onde estão os poderosos sinais do poder romano? Pensem no Coliseu. Pensem no Fórum. Pensem no monte Palatino. Pensem no Circo Máximo. O que são eles? São ruínas”.
"Mas onde está o grande império que foi anunciado pelo apóstolo Pedro?", disse também o bispo. "Está espalhado pelo mundo todo, em todos os continentes. Está vivo. E onde está o sucessor de Pedro, que foi morto no Circo de Nero e sepultado na colina do Vaticano? Onde está o seu sucessor?"
"Eu o vi ontem à noite, vocês não viram? Andando pela praça de São Pedro", disse o bispo sob aplausos.
Barron falou sobre os perigos de viver “nas pequenas profundezas” dos desejos materiais e incentivou os participantes a buscarem uma vocação mais elevada.
Ele parafraseou a jornada de Abraão como se fosse a dos fiéis: “Deixe a terra na qual você está agora. Abandone esse espaço entediante do seu antigo eu, preocupado com a própria liberdade, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Que terra é essa? É o santo que você deveria ser”.
Mergulhando na etimologia da palavra “adoração” — que vem de uma palavra inglesa mais antiga, worth ship — Barron disse que aquilo que prezamos mais é aquilo que é adorado.
Ele pediu à assembleia para não venerar dinheiro, status ou família.
"Se eu fizer deles minha principal preocupação, eu vou me desintegrar por dentro — eu vou me desintegrar e semearei a desintegração ao meu redor. Você se torna aquilo que você adora”, disse Barron.
O bispo também sugeriu que aqueles que lutam contra problemas de saúde mental reflitam sobre o que adoram.
Jacó também lutou com um anjo, personificando a força do desejo de Deus de estar com os fiéis. "Não conseguimos compreender o significado do nosso sofrimento”, disse Barron. “Não desista. Lute".
“Conhecemos o chamado para o amor radical”, disse ele. “Mas tendemos a ir na direção oposta.” Ignorar esse chamado, disse o bispo, leva a tempestades internas e externas. “Recusar sua missão é ruim para você e para as pessoas ao seu redor”.
Barron formulou e respondeu à pergunta "O que acontece quando aceitamos a missão?". Ele respondeu com uma citação do teólogo Hans Urs von Balthasar: "Você não sabe quem você é até encontrar sua missão".
Ele concluiu relacionando as vidas de são Pedro, são Paulo e Jesus Cristo, cada um dos quais abraçou o auto-sacrifício pelo bem dos outros.
“É o mesmo chamado que eles estão fazendo a todos vocês”, disse Barron.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar