22 de jul de 2025 às 10:13
O bispo de Winona-Rochester, Minnesota, EUA, Robert Barron, fará um discurso para cerca de 3,5 mil jovens peregrinos americanos num evento especial em Roma em 30 de julho, como parte das celebrações globais do Jubileu dos Jovens, que devem atrair cerca de 100 mil jovens à Cidade Eterna.
O Encontro Nacional de Peregrinos dos EUA na basílica papal de São Paulo Fora dos Muros está sendo organizado pela Conferência dos Bispos Católicos dos EUA (USCCB, na sigla em inglês) e terá adoração eucarística, catequese e uma procissão com relíquias de 12 santos e beatos importantes para a Igreja e a juventude católica nos EUA.
Barron, que também é presidente do comitê de Leigos, Matrimônio, Vida Familiar e Juventude da USCCB, vai falar sobre o que significa ser uma testemunha missionária no mundo de hoje.
Os peregrinos terão a oportunidade de atravessar a porta santa da basílica, aberta como parte das observâncias do ano jubilar da Igreja, e rezar diante do túmulo de são Paulo apóstolo.
O bispo de Dallas, Texas, EUA, Edward Burns, que é o presidente eleito do comitê, conduzirá uma hora santa eucarística no evento noturno de três horas, que começa às 19h, horário local (13h, horário do leste dos EUA). A EWTN transmitirá o evento e uma transmissão ao vivo também estará disponível no canal do YouTube da USCCB. As dioceses dos EUA estão incentivando as paróquias a se conectarem com os grupos de jovens quando os grupos voltarem para o país.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Barron, conhecido pelos esforços de evangelização digital por meio de seu ministério de mídia Word on Fire, ganhou destaque ao usar plataformas online como YouTube e Reddit para alcançar jovens católicos e pessoas sem religião.
Sua palestra acontece só um dia depois do encerramento do Jubileu dos missionários digitais e dos influencers católicos, um evento paralelo em Roma com os padres jesuítas David McCallum e Antonio Spadaro como palestrantes. O pró-prefeito da seção de Primeira Evangelização do Dicastério para a Evangelização, cardeal Luis Antonio Tagle, também celebrará uma missa na Basílica de São Pedro em 29 de julho para jovens missionários digitais.
O Jubileu dos Jovens, que acontece de 28 de julho a 3 de agosto, tem vários eventos espirituais e culturais. Entre eles há um dia de penitência no Circo Máximo em 1º de agosto; uma grande vigília de oração na Universidade Tor Vergata em 2 de agosto, liderada pelo papa Leão XIV; e uma missa de encerramento celebrada pelo papa em 3 de agosto.
Os peregrinos também serão convidados a participar de peregrinações a pé a locais ligados a jovens santos, auxiliados por mapas digitais no aplicativo EWTN Travel. Entre as paradas estão os túmulos de santa Inês, santa Cecília e são Filipe Neri, assim como relíquias que foram trazidas à Cidade Eterna para o jubileu, como relíquias do beato Carlo Acutis, do beato Ivan Merz e o túmulo do beato Pier Giorgio Frassati.
Outros grupos nacionais de vários países também estão marcando a semana com seus próprios eventos. Cerca de mil peregrinos sul-coreanos se vão se reunir para uma missa na basílica de São Crisógono, em Trastevere, em dia 31 de julho, celebrada pelo arcebispo emérito de Seul, cardeal Andrew Yeom Soo-jung; com a homilia do bispo auxiliar de Seul, Paul Kyung-sang Lee. A arquidiocese de Seul sediará a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) com o papa em 2027.
O Encontro Nacional de Peregrinos do Canadá vai acontecer em 29 de julho na basílica de Santo André do Vale, em Roma.


