5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Conferências episcopais europeias condenam ataque a igreja em Gaza

Padre Gabriel Romanelli discursa para seus paroquianos na Paróquia Sagrada Família em Gaza. Imagem referencial. | Patriarcado Latino de Jerusalém.

A Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE), denunciou o ataque aéreo de ontem (17) das Forças de Defesa de Israel que atingiu a paróquia da Sagrada Família em Gaza, única igreja católica na faixa de Gaza.

O bispo de Latina-Terracina-Sezze-Priverno, Mariano Crociata, presidente da COMECE, expressou "grande preocupação" com a notícia do recente ataque, que matou pelo menos três pessoas e feriu 12.

O bispo está com uma delegação na Ucrânia numa visita de três dias para expressar sua solidariedade ao povo ucraniano e à Igreja no país afetado pela invasão militar russa.

Num contexto já marcado por sofrimento e violência, a notícia do ataque à paróquia de Gaza é de "gravidade ainda maior" para a COMECE, diz a comissão.

O presidente da COMECE também expressou solidariedade à pequena comunidade católica de Gaza, que foi atingida num momento de extrema vulnerabilidade: "Ainda não sabemos exatamente o que aconteceu, mas posso dizer que atos como esse renovam nossa dor pela disseminação da violência e nos obrigam a reafirmar nossa firme oposição a todas as formas de guerra e conflito armado".

O bispo também enfatizou que a guerra, “onde quer que ocorra, é sempre uma derrota para a humanidade e uma ferida na dignidade de cada pessoa”.

Ele disse também que sua mensagem "surge do coração de uma jornada vivida ao lado de um povo que há muito tempo suporta o peso da guerra".

Por isso, com ainda mais convicção, "junto-me ao grito daqueles que clamam por paz e respeito a toda a vida humana, onde quer que ela esteja", disse também Crociata.

"Da Ucrânia, onde vivemos a maldade e a insensatez da guerra e suas terríveis consequências, desejo enviar uma mensagem sincera de proximidade e solidariedade à comunidade cristã em Gaza e levantar nossas vozes pedindo o fim da guerra e o respeito ao povo palestino", disse o presidente da COMECE.

A COMECE vai continuar monitorando de perto os desenvolvimentos da situação e apoiando todas as iniciativas que possam contribuir para uma paz justa, genuína e duradoura, tanto na Ucrânia quanto na Terra Santa.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar