5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Novena no Oriente Médio pede fim do conflito entre Israel e Gaza

Organizações de caridade distribuem alimentos para pessoas deslocadas em tendas de abrigo em Deir al-Balah, no centro da Faixa de Gaza, em 9 de junho de 2024. | Anas-Mohammed/Shutterstock

O braço católico de uma organização que promove o engajamento cristão no Oriente Médio anunciou uma novena de nove dias pela paz na Terra Santa, que vai começar amanhã (16).

A Novena de Nove Dias para Rezar pela Paz na Terra Santa, do Projeto Philos, acontece no momento em que Israel intensifica o bombardeio de Gaza, e oito agências da ONU dizem que "sem combustível, seu trabalho de salvar vidas poderá ser interrompido em breve". No último fim de semana, a rede de comunicação britânica BBC noticiou a morte de dez pessoas, entre elas seis crianças, num ataque aéreo israelense no último domingo (13) enquanto esperavam para encher seus recipientes de água no centro de Gaza.

Cinquenta reféns israelenses ainda são mantidos em cativeiro na região pelo grupo terrorista islâmico Hamas, que controla a faixa de Gaza.

Entre os reféns, há os corpos de pelo menos 28 pessoas que as Forças de Defesa de Israel (FDI) confirmaram como mortas, segundo uma reportagem do jornal israelense Times of Israel. Acredita-se que 20 reféns estejam vivos, e há "graves preocupações com o bem-estar de outros dois".

A novena começa amanhã, festa de Nossa Senhora do Carmo, e termina dia 24 de julho, festa de são Charbel do Monte Líbano. Uma novena semelhante foi feita no ano passado. Este ano, segundo Simone Rizkallah, diretora da Philos Catholic, os participantes "ousarão pedir mais", elevando suas orações pelo fim do conflito.

“Este ano de jubileu nos lembra que as promessas de Deus nunca são revogadas”, disse Rizkallah, dizendo também: “Vamos orar juntos com ousadia”.

As intenções da novena são o fim completo do conflito na Terra Santa, o retorno de todos os reféns, a reconstrução de comunidades devastadas, a cura de feridas profundas e a restauração da confiança, e um sinal profético de paz: que em breve, os cristãos possam caminhar com segurança em peregrinação do monte Carmelo ao monte Líbano, dois picos sagrados unidos pela fé, história e esperança.

No ano passado, a “novena de emergência” do Projeto Philos, que foi rezada por cerca de mil pessoas, concentrou-se em orações pela paz entre Israel e o Líbano.

“Começamos na festa de Nossa Senhora do monte Carmelo, pedindo que o Líbano fosse poupado de uma guerra iminente”, disse Rizkallah. “Contra todas as probabilidades, a paz se manteve. O diálogo, e não a destruição, se enraizou entre o Líbano e Israel. Era quase inimaginável há um ano”.

Na época, a novena foi uma resposta aos confrontos em andamento entre o exército israelense e o Hezbollah, grupo terrorista muçulmano xiita apoiado pelo Irã e sediado no Líbano.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar