5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Mais de 11 mil portugueses estão inscritos no Jubileu da Juventude

Voluntários da JMJ Lisboa 2023 | Ricardo Perna / JMJ Lisboa 2023

De 28 de julho a 3 de agosto, acontece no Vaticano o Jubileu da Juventude. O evento já conta com a inscrição de 11.404 portugueses. “Este número é um dos maiores de sempre em termos de mobilização para encontros internacionais de caráter católico”, disse à Rádio Renascença o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, Pedro Carvalho.

“Está muito, muito próximo do número alcançado na Jornada Mundial da Juventude de Madri, tirando a JMJ Lisboa, como é óbvio, que foi no nosso país. Mas, para fora de Portugal, está muito, muito próximo de Madri”, acrescentou.

Segundo Carvalho, “provavelmente” outros jovens portugueses irão ao Jubileu e esse úmero de inscritos pode subir, “porque haverá pessoas que só vão fazer uma inscrição para participar no Jubileu, mas para os chamados pacotes tradicionais, com alojamento, alimentação e transportes, esses já estão esgotados e as inscrições fechadas”.

Pedro Carvalho contou que houve mobilizações por todo o país para participar do Jubileu, por parte de dioceses, movimentos, congregações, aos quais agradeceu. “O Departamento foi quem trabalhou menos, posso assim dizer”, disse.

“Pessoalmente quero muito que os jovens vivam e se encontrem com Cristo vivo no coração da Igreja”, disse o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.

Ele recordou que a Pastoral Juvenil dinamizou três projetos em preparação para o Jubileu. O primeiro foi escrever as meditações diárias para o projeto Click to Pray, da Rede Mundial de Oração do Papa. “De 28 de julho a 3 de agosto as orações do Click to Pray para todo o mundo foram escritas por sete jovens portugueses e traduzidas em sete línguas”, contou.

O segundo projeto foi uma iniciativa que já tinha acontecido na JMJ Lisboa 2013. Os jovens visitaram lares, hospitais e prisões, para levarem consigo para Roma o nome e as intenções de quem não vai poder participar do Jubileu.

O terceiro projeto é a plantação de milhares de árvores. “Plantámos a primeira árvore - uma oliveira, símbolo da paz - no dia da inauguração do Parque Papa Francisco, em Loures”, em 27 de junho, disse Pedro Carvalho. Segundo ele, este projeto está previsto para durar dois anos e quer plantar 25.025 árvores.

O Jubileu da Juventude será o primeiro grande encontro do papa Leão XIV com os jovens. No dia 28 de julho, está programada a chegada e acomodação dos peregrinos. No dia 29, às 18h, será a missa de boas-vindas na Praça de São Pedro. Nos dias 30 e 31 a programação conta com o “Diálogo com la città”, com “eventos de caráter cultural, artístico e espiritual espalhados pela cidade”, segundo o site oficial. No dia 1º de agosto, haverá a “Jornada penitencial no Circo Massimo”, com a “possibilidade de receber o sacramento da reconciliação”. No dia 2 de agosto, a programação contará com um momento de entretenimento com música e testemunhos durante o dia e uma vigília com o papa em Tor Vergata, das 2h30 às 21h30. No dia 3 de agosto, haverá a missa celebrada pelo papa em Tor Vergata.

Os peregrinos portugueses terão um encontro no dia 30 de julho. Segundo Pedro Carvalho, eles vão participar da missa na basílica de São Paulo Extramuros de manhã e, à tarde, “vão estar em diálogo com a cidade, e conhecer as igrejas atribuídas aos cardeais portugueses, conhecer a história dos cardeais”, que são: dom José Tolentino Mendonça, dom Manuel Clemente, dom António Marto e dom Américo Aguiar.

“Vamos a três igrejas, a uma quarta não conseguimos aceder naquelas datas. Os jovens vão poder rezar, ouvir música”, disse Carvalho. O diretor do Departamento da Pastoral Juvenil adiantou ainda que “haverá uma exposição sobre a JMJ Lisboa, com 23 fotografias”.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar