5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Peregrinações são vitais para a vida de fé do cristão, diz Leão XIV

Papa Leão XIV cumprimenta jovem peregrino ontem (5) no Vaticano. | Vatican Media

O papa Leão XIV disse ontem (5) que as peregrinações têm um papel essencial na vida de fé, pois ajudam o cristão a se unir melhor a Jesus Cristo e a discernir o propósito de Deus na vida.

O papa convidou um grande grupo de professores e jovens da Dinamarca, da Inglaterra, da Irlanda, da Escócia e do País de Gales para visitar o Vaticano ontem e os encorajou a se aproximarem de Deus em sua peregrinação de verão em Roma para o Ano Jubilar da Esperança 2025.

“A peregrinação tem um papel vital a desempenhar em nossa vida de fé”, disse Leão XIV no encontro. “Pois ela nos tira de nossas casas e rotinas diárias e nos dá tempo e espaço para encontrar Deus mais profundamente”.  

“Esses momentos sempre nos ajudam a crescer”, disse também ele. “Pois por meio deles o Espírito Santo nos modela suavemente para que nos conformemos cada vez mais com a mente e o coração de Jesus Cristo”.

Falando sobre o tema de sua intenção de oração deste mês, "pela formação para o discernimento", o papa disse ao grupo de professores e alunos que Deus "criou cada um com um propósito e uma missão nesta vida". Ele os encorajou a visitar os muitos locais sagrados de Roma em sua peregrinação jubilar.

“Aproveitem essa oportunidade para ouvir, para orar, para que possam ouvir com mais clareza a voz de Deus chamando vocês no fundo do coração”, disse Leão XIV. “Hoje, com muita frequência, perdemos a capacidade de ouvir, de realmente ouvir”.

“Ouvimos música, temos nossos ouvidos inundados constantemente com todos os tipos de estímulo digital”, disse também o papa. “Mas às vezes nos esquecemos de ouvir nosso próprio coração e é em nosso coração que Deus fala conosco”. 

Promovendo um relacionamento pessoal com Jesus, Leão XIV disse que Deus “nos chama e nos convida a conhecê-lo melhor e a viver em seu amor” e a dividir esse dom da fé com os outros, assim como vários santos e mártires fizeram ao longo dos séculos.

Falando aos professores do grupo, o papa disse que eles têm um “importante papel na formação de jovens” e são modelos para eles. 

“Espero que, a cada dia, vocês cultivem seu relacionamento com Cristo, que nos dá o modelo de todo ensino autêntico”, disse também Leão XIV. “Para que, por sua vez, possam orientar e incentivar aqueles que lhes foram confiados a seguirem Cristo em suas próprias vidas”.

O papa encorajou seus ouvintes ontem a continuar sua “peregrinação diária do discipulado” quando voltarem aos seus países de origem, confiando sempre na misericórdia de Deus e na intercessão dos santos.

“Queridos amigos, com essas poucas palavras, e confiando-os à intercessão de Maria, Mãe da Igreja, de bom grado concedo a cada um de vocês minha sincera bênção”, disse ele ao concluir o encontro.    

Segundo o Dicastério para a Evangelização, cerca de 10 milhões de peregrinos foram a Roma para o Ano Jubilar da Esperança 2025 até agora, desde que o papa Francisco abriu o Ano Santo da Igreja em 24 de dezembro do ano passado, véspera de Natal.


As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar