2 de jul de 2025 às 11:48
Uma cruz conhecida como Cruz da Gratidão, com seis metros de altura e 360 quilos de peso, passou por 46 capitais europeias e foi recebida por uma igreja greco-católica ucraniana em Shenandoah, Pensilvânia, EUA, a primeira paróquia do rito greco-católico na América. Lá começa a peregrinação da Cruz da Gratidão pelas Américas.
“É uma grande honra e uma bênção para a paróquia de São Miguel Arcanjo receber a Cruz da Gratidão”, disse o padre Bohdan Vasyliv, pároco de São Miguel, à CNA, agência em inglês da EWTN. “É um símbolo sagrado do amor e sacrifício ilimitados de Cristo”.
“Convidamos todos cordialmente a visitar, rezar e refletir diante dessa santa cruz”, disse Vasyliv. “Agradecendo pelo dom da salvação por meio de Jesus Cristo e unindo-nos em devoção sincera”.
Há duas décadas a cruz da Gratidão foi construída para uma missão de evangelização que visava unir "as nações do mundo". O objetivo é que a cruz visite todas as capitais do mundo até 2033, em preparação ao 2.000º aniversário da crucificação de Jesus Cristo.
A peregrinação da cruz “começou com um poderoso chamado à ação”, disse o padre Vasyliv. “Inspirado pelas palavras ouvidas por Vitaliy Sobolivskyy no dia da ressurreição de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo em 2003”.
Sobolivskyy, arquiteto ucraniano que desenhou a cruz, disse que foi chamado pelas palavras: “Pegue minha cruz e leve-a para todas as capitais do mundo como um sinal de gratidão a Deus Todo-poderoso pela nossa salvação, que recebemos de Jesus Cristo”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O roteiro da peregrinação inclui visitas à América do Norte e do Sul, Ásia, África, Indonésia e Austrália antes de sua conclusão em 2033.
A Cruz da Gratidão tem sido celebrada em cada local de repouso na santa missa, na adoração eucarística, nas vigílias de oração, na via sacra e nas procissões eucarísticas. A cruz visitou o Capitólio dos EUA em 2021, quando foi exibida na igreja católica da Imaculada Conceição, no centro de Washington, D.C, capital do país.
“Essa jornada sagrada busca lembrar a todos que Jesus Cristo oferece o presente da vida eterna”, disse Vasyliv.
O papa são João Paulo II abençoou a Cruz da Gratidão em 2004, junto com os iniciadores da missão na Cidade do Vaticano. A cruz, às vezes também chamada de Cruz da Ação de Graças, foi também abençoada pelo papa Bento XVI em sua peregrinação em Cracóvia, Polônia, em 2006. Dez anos depois, o papa Francisco abençoou a cruz e os que faziam a campanha de evangelização.
Desde 2003, a cruz esteve presente em igrejas católicas, ortodoxas e luteranas, e até mesmo em encontros budistas.