5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

O legado de sinodalidade de Francisco é um estilo e uma atitude, diz Leão XIV

Papa Leão XIV em reunião hoje (26) com o 16º concílio ordinário do sínodo em Roma, perto do Vaticano. | Vatican Media

O maior legado do papa Francisco sobre a sinodalidade é “um estilo, uma atitude que nos ajuda a ser Igreja”, disse hoje (26) o papa Leão XIV em reunião com líderes sinodais.

O papa discursou no 16º concílio ordinário do sínodo em seus escritórios nos arredores do Vaticano, onde os membros se reúnem hoje (26) e amanhã (27).

Embora o tempo não tenha permitido que Leão XIV permanecesse em toda a sessão feita à tarde, ele se dirigiu brevemente a um bispo e a três participantes que não são bispos antes de responder perguntas.

“O papa Francisco deu um novo impulso ao sínodo dos Bispos, inspirando-se, como disse várias vezes, em são Paulo VI”, disse o papa. “E a herança que ele nos deixou parece-me ser sobretudo esta: que a sinodalidade é um estilo, uma atitude que nos ajuda a ser Igreja, promovendo experiências autênticas de participação e comunhão”.

Leão XIV disse também que Francisco promoveu esse conceito em várias assembleias sinodais que ocorreram em seu pontificado, “especialmente nas que trataram da família, e depois a concretizou no último caminho, dedicado precisamente à sinodalidade”.

Leão XIV encorajou o sínodo dos bispos, que ele disse que "conserva naturalmente a sua fisionomia institucional", a colher os frutos que amadureceram no pontificado de Francisco "e a fazer uma reflexão voltada para o futuro".

O conselho ordinário da secretaria geral do sínodo é “responsável pela preparação e realização da assembleia geral ordinária” do sínodo dos Bispos.

Os membros do 16º conselho ordinário são todos bispos, exceto duas mulheres, que foram nomeadas pelo papa Francisco em dezembro do ano passado: a leiga consagrada María Lía Zervino, ex-presidente da União Mundial das Organizações Femininas Católicas, e a irmã Simona Brambilla, MC, prefeita do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

Outros nomeados pelo papa Francisco para o conselho são o arcebispo de Luxembrugo, cardeal Jean-Claude Hollerich, SJ, relator geral do Sínodo da Sinodalidade; e o arcebispo de Turim, Itália, cardeal Roberto Repole.

Os outros 17 membros foram eleitos para o conselho em outubro do ano passado, como o bispo de Brownsville, Texas, EUA, Daniel E. Flores. O papa é o presidente do conselho.

As reuniões do conselho também têm a presença dos líderes permanentes da secretaria do sínodo: o secretário-geral, cardeal Mario Grech; e os subsecretários, o bispo Luis Marín de San Martín, OSA; e a irmã Nathalie Becquart, XMCJ.

“Estou convencido de que é tarefa da secretaria-geral do sínodo acompanhar o processo sinodal com iniciativas que, sem se sobrepor ao protagonismo das Igrejas locais e seus agrupamentos, ajudem a desenvolver a dimensão sinodal e missionária da Igreja”, disse Grech ao fazer a introdução da reunião de hoje.

“Invoquemos o Espírito Santo para que nos guie e nos ilumine no discernimento dos caminhos que Ele sugere à Igreja, em fidelidade ao Senhor ressuscitado”, disse o cardeal. “Todos nós participamos do processo sinodal. De fato, vocês estão aqui porque a assembleia os reconheceu como intérpretes confiáveis ​​da sinodalidade”.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar