10 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Piauí aprova moção de apoio ao Estatuto do Nascituro

Assembleia Legislativa do Estado do Piauí | Thiago Ribeiro Lima Amaral/ALEPI

Uma moção de apoio ao Estatuto do Nascituro que tramita na Câmara dos Deputados desde março de 2007 foi aprovado ontem (12), no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí. Para o requerente, deputado estadual Marden Menezes (PP-PI), o Projeto de Lei nº 478/2007 dos ex-deputados federais, Luiz Bassuma (PT-BA) e Miguel Martini (PHS-MG) se for se aprovado e sancionado, “poderá tornar-se um marco histórico em nossa legislação, para alegria das crianças por nascer e para orgulho desta nação”.

O Estatuto do Nascituro propõe que o aborto seja considerado um crime hediondo e sejam assegurados os direitos dos bebês ainda por nascer, dispondo “a proteção integral do nascituro”, além de reconhecer “desde a concepção a dignidade, a natureza humana e a personalidade jurídica do nascituro conferindo-se a ele plena proteção jurídica”.

Em sua moção, Menezes diz que a proposta "pretende tornar integral a proteção ao nascituro, sobretudo no que se refere aos direitos de personalidade” e destacou “o direito à vida, à saúde, à honra, à integridade física, à alimentação, à convivência familiar”.

Em setembro deste ano, a Frente Parlamentar Mista Contra o Aborto e em Defesa da Vida criou um requerimento de urgência do Estatuto do Nascituro para que o PL saísse da comissão da mulher onde está atualmente para ir à deliberação no plenário da Câmara. Esta ação pró-vida aconteceu depois que a ex-ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber liberou para julgamento   a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, impetrada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em março de 2017, que pedia a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gravidez.

O julgamento virtual no STF iniciou no dia 22 de setembro, com o voto favorável da ex-presidente do STF e relatora da ação, ministra Rosa Weber, mas foi suspenso com um pedido de destaque do atual presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, sem nova data para o julgamento. Mas em contrapartida, no dia 27 de setembro, o requerimento de urgência do Estatuto do Nascituro conseguiu mais de 300 assinaturas de deputados federais, ultrapassando o mínimo de 257 assinaturas que era esperado. Com isso, o requerimento foi protocolado e também foi escolhido uma nova relatora para o PL, a deputada federal Priscila Costa (PL-CE) que em outubro, apresentou o parecer preliminar do Estatuto do Nascituro.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar