São Alberto Magno, Doutor da Igreja

15 do novembro

Já em seu tempo as pessoas o chamavam "O Magno", o grande, pela sabedoria admirável que tinha conseguido alcançar. Chamavam-no também "O Doutor Universal" porque sabia de tudo: de ciências religiosas, de ciências naturais, de filosofia, etc. Era geógrafo, astrônomo, físico, químico e teólogo, e as pessoas comentavam que o santo "sabe tudo o que se pode saber" e o outorgam, além disso, o título de "milagre da época", "maravilha de conhecimentos" e outros mais.

São Alberto foi o professor do maior sábio que teve a Igreja Católica, Santo Tomás de Aquino. Ele descobriu a genialidade do jovem Tomás.

Nasceu na Alemanha em 1206. Era de família rica e de importância no governo e na alta sociedade. Ingressou como religioso com os Padres Dominicanos.

Em Colônia, em Paris e em várias outras universidades foi um professor muito brilhante e de muitas nações foram estudantes assistir suas aulas. Teve o mérito de ter separado a teologia da filosofia, e de resgatar e reconciliar as idéias do filósofo com as cristãs (o qual aperfeiçoará em seguida seu discípulo Santo Tomás).

Escreveu 38 volumes, de todos os temas. Foi nomeado superior provincial de sua comunidade de Dominicanos. E o Sumo Pontífice o nomeou Arcebispo de Ratisbona, mas após dois anos renunciou a esse carrego para dedicar-se a sua missão intelectual.

Morreu em 15 de novembro de 1280, com 74 anos.

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.