A esperança deve existir sempre porque nunca desilude. Foi o que o Papa Francisco disse durante a Missa na manhã de hoje em Santa Marta, ao mencionar a importância que a esperança tem para os cristãos.

O Santo Padre assegurou que falar de fé e da caridade é mais fácil do que falar acerca da esperança. “Você tem esperança? Você tem a alegria da esperança? ‘Mas, Padre, eu não entendo, explica-me’. A esperança, esta virtude humilde, a virtude que escorre por baixo da água da vida, mas que nos sustenta para não se afogar nas muitas dificuldades, para não perder o desejo de encontrar Deus, de encontrar aquele rosto maravilhoso que todos nós vamos ver um dia: a esperança”.

O Pontífice assinalou: “Hoje vai ser um bom dia para pensar sobre isso: o mesmo Deus, que chamou Abraão e o fez sair da sua terra, sem saber para onde estava indo, é o mesmo Deus que vai à cruz, para realizar a promessa que fez”.

“É o mesmo Deus que na plenitude dos tempos faz com que a promessa se torne uma realidade para todos nós. E o que une aquele primeiro momento a este último momento é o fio de esperança; e o que une minha vida cristã à nossa vida cristã, de um momento para outro, para ir sempre avante – pecadores, mas avante – é a esperança; e o que nos dá a paz em tempos difíceis, nos momentos mais sombrios da vida, é a esperança. A esperança não desilude, está sempre ali: silenciosa, humilde, mas forte”.

Ao comentar as leituras da liturgia do dia, Francisco explicou que Abraão “exultou na esperança” de ver o seu dia. Embora tivesse algumas tentações no caminho da esperança”, acrescentou.

“Hoje, a Igreja nos fala da alegria da esperança. Na primeira oração da Missa, pedimos a graça de Deus para que proteja a esperança da Igreja a fim de que não falhe. Paulo, falando de nosso Pai Abraão, nos diz: ‘Esperando contra toda esperança’”.

Porque “não há esperança humana, há aquela virtude que nos leva adiante, humilde e simples, e nos dá uma alegria, às vezes uma grande alegria, às vezes somente a paz, mas a segurança de que aquela esperança não desilude. A esperança não desilude”.

O Papa indicou que essa alegria de Abraão, esta esperança cresce na história. Às vezes se esconde, às vezes se manifesta abertamente”.

“Quando existe alegria, existe paz. Esta é a virtude da esperança: da alegria à paz. Esta esperança nunca desilude, nem mesmo nos momentos da escravidão, quando o Povo de Deus estava em terra estrangeira”, disse o Papa Francisco.

Leituras do dia:

Leitura do Livro do Gênesis (Gn 17,3-9)

Naqueles dias, Abrão prostrou-se com o rosto por terra. E Deus lhe disse: 'Eis a minha aliança contigo: tu serás pai de uma multidão de nações. Já não te chamarás Abrão, mas o teu nome será Abraão, porque farei de ti o pai de uma multidão de nações. Farei crescer tua descendência infinitamente. Farei nascer de ti nações, e reis sairão de ti. Estabelecerei minha aliança entre mim e ti e teus descendentes para sempre; uma aliança eterna, para que eu seja teu Deus e o Deus de teus descendentes. A ti e aos teus descendentes darei a terra em que vives como estrangeiro, todo o país de Canaã como propriedade para sempre. E eu serei o Deus dos teus descendentes'. Deus disse a Abraão: "Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para sempre".

Evangelho João 8, 51-59

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: Em verdade, em verdade, eu vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte.' Disseram então os judeus: 'Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: 'Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte'. Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes tu ser?'

Jesus respondeu: 'Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso, como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia; ele o viu, e alegrou-se.' Os judeus disseram-lhe então: 'Nem sequer cinquenta anos tens, e viste Abraão!'

Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou'. Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do Templo.

Confira ainda: