Em seu "Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem Maria", são Luís Maria Grignon de Montfort propõe um método de consagração a Maria seguido por grandes santos. Atualmente, o Movimento Laços de Amor Mariano (LAM) prepara milhares de fiéis de vários países que desejam se consagrar à Mãe de Deus com esse método.

Em entrevista à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, em 2019, Wilson Tamayo, subdiretor geral de LAM, disse que na história da Igreja sempre houve atos de consagração à Virgem, mas "o que são Luís de Montfort fez foi dar um passo a mais, e dizer que esta consagração não é apenas um ato devocional, mas é um ato de entrega verdadeira, de entrega total”.

Os temas da preparação que são Luís propõe em seu Tratado são desenvolvidos e aprofundados durante 33 semanas nos grupos de consagração de Laços de Amor Mariano. Providencialmente, isso leva 9 meses, por isso é simbolicamente entendido como "uma espécie de gestação em Maria para nascer em Jesus Cristo", disse Tamayo.

Os conteúdos trabalhados dividem-se em quatro blocos e referem-se ao conhecimento do mundo, de si, de Nossa Senhora e de Jesus Cristo. No final, os participantes realizam a consagração, geralmente em uma festa mariana especial e com uma eucaristia solene.

Entre os papas e santos que destacaram a Consagração à Virgem Maria com esse método, estão o beato Pio IX, que afirmou que a verdadeira devoção proposta por são Luís é a melhor e a mais aceitável; e são Pio X, que aprovou a fórmula da consagração.

Além disso, são João Paulo II expressou na encíclica Redemptoris Mater que se alegrava em recordar “a figura de são Luís Maria Grignion de Montfort, que propõe aos cristãos a consagração a Cristo pelas mãos de Maria, como meio eficaz para viverem fielmente os compromissos batismais”.

No final da sua vida, são João Paulo II escreveu uma carta às famílias monfortinas, em 2003, na qual dizia que na sua juventude a leitura do "Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem Maria" o ajudou muito, porque ali encontrou a resposta para suas dúvidas sobre o medo de que o culto excessivo a Maria acabasse por comprometer a supremacia do culto a Cristo.

“Sob a orientação sábia de são Luís Maria compreendi que, quando se vive o mistério de Maria em Cristo, esse risco não subsiste. O pensamento mariológico do Santo, de fato, está radicado no Mistério trinitário e na verdade da Encarnação do Verbo de Deus”, disse são João Paulo II.

Ele também explicou que o lema "Totus tuus" que apareceu em seu escudo episcopal foi inspirado nos ensinamentos de Montfort. “A doutrina deste Santo exerceu uma profunda influência sobre a devoção mariana de muitos fiéis e sobre a minha própria vida. Trata-se de uma doutrina vivida, de grande profundidade ascética e mística, expressa com um estilo vivo e fervoroso, que usa com frequência imagens e símbolos”.

Como ter acesso à preparação?

Os interessados ​​em se consagrar a Maria segundo o método de são Luís Maria Grignon de Montfort podem entrar em contato com o Movimento Laços de Amor Mariano, que atualmente está em várias cidades do Brasil, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Venezuela, Panamá, Uruguai, México e Peru.

O movimento criou a consagração online, que oferece aos fiéis que têm dificuldades para ingressar fisicamente em um grupo, a possibilidade de se preparar pela internet com vídeos de formação e tutores virtuais.

“Não tenham medo de receber Maria em sua casa, de abrir as portas para ela. A única coisa que ela sabe fazer é conduzir-nos a Jesus e esta consagração é um tesouro da Igreja”, afirmou Wilson Tamayo.

Laços de Amor Mariano é uma Associação Privada de Fiéis que nasceu na Colômbia em 16 de julho de 1999, dia de Nossa Senhora do Carmo, cujo diretor-geral atual é Rodrigo Jaramillo. O movimento se expandiu rapidamente e, por meio de seus missionários, promove o amor à Virgem Maria, a Jesus Eucaristia e ao papa.

Para mais informações, clique AQUI.