Pe. Antonio César Fernández, assassinado na sexta-feira, 15 de fevereiro, em Burkina Faso, deixou seu testamento espiritual em um vídeo, no qual afirma que não merecia a vocação salesiana, uma graça que viveu por mais de meio século.

"Bom dia, tenho 50 anos como salesiano, professo perpétuo. Então, o que posso vos dizer é que viver a vida salesiana, a vocação salesiana, é uma graça do Senhor, uma série de graças em sequência", diz o sacerdote em vídeo divulgado nas redes sociais.

"A única coisa que posso dizer é que recebi muitos benefícios do Senhor, justamente em contato com os jovens. São os jovens, nos diferentes lugares em que estive que foram me ensinando a ser salesiano e ser o que sou agora”, continua.

"Então, é uma ação de graças porque não mereço essa vocação, uma vocação que me supera. Então, muito obrigado ao Senhor", afirma.

"Encorajo aqueles que sentem esta vocação a verdadeiramente cumpri-la. Embora não seja fácil, é uma alegria poder servir à congregação e aos jovens. Muito obrigado", conclui o sacerdote em francês.

Pe. Fernández tinha 72 anos e foi assassinado a 40 quilômetros da fronteira sul de Burkina Faso, após receber três tiros durante um ataque jihadista. "Os agressores pararam o veículo em que o salesiano espanhol viajava com outros dois salesianos togoleses. Durante meia hora, revistaram o veículo e, em seguida, levaram Antonio César para a floresta, onde foi assassinado", informou um comunicado de imprensa do Escritório de Comunicação dos Salesianos da Espanha.

Estes salesianos estavam retornando para sua comunidade na cidade de Ouagadougou (Burkina Faso), depois de participarem do Capítulo Inspetorial da Inspetoria Salesiana da África Ocidental Francófona (AFO), que foi celebrado em Lomé (Togo).

"A Congregação Salesiana expressa sua profunda tristeza pela trágica morte do salesiano e deseja estar próxima de sua família e dos irmãos de sua comunidade. Condena todas as formas de violência e reafirma a sua vontade de continuar trabalhando nestes países africanos, especialmente com a educação e evangelização dos jovens, para apoiar seu desenvolvimento integral", assinala o comunicado.

"Foi precisamente isso que moveu Antonio César Fernández a entregar a sua vida como missionário salesiano a serviço do Evangelho", acrescenta.

O ataque contra os Salesianos em Burkina Faso ocorre no contexto da onda de violência que assola o país desde 2015, diante do recrudescimento do terrorismo após a conclusão da V Conferência de Chefes de Estado do G5 do Sahel, na qual este país assumiu a presidência rotativa.

Pe. Antonio César Fernández nasceu em Pozoblanco (Espanha), em 7 de julho de 1946, foi missionário em vários países africanos desde 1982, sendo nesse ano o fundador dos Salesianos no Togo, que foi o seu primeiro destino. Tinha 55 anos de salesiano e 46 de sacerdote.

Confira também: