Nos últimos dias começou a circular nas redes sociais um vídeo que comove milhares e cujo protagonista é um cachorro pastor alemão mestiço.

Seu nome é Ciccio e, embora tenha falecido em fevereiro de 2013, tornou-se uma celebridade por assistir todos os dias a Missa de uma igreja italiana onde dois meses antes foi celebrado o funeral de sua dona.

Ciccio, de 13 anos, tinha a esperança de voltar a ver sua proprietária, Maria Margherita Lochi, uma mulher italiana de 57 anos que o adotou depois de encontra-lo abandonado nos campos próximos a sua casa em San Donaci (Itália).

Maria desenvolveu um afeto particular por Ciccio, porque costumava caminhar com ele de sua casa até a igreja de Santa Maria degli Angeli (em Brindisi, Itália), onde o cão se sentava aos seus pés com a permissão do sacerdote.

Segundo ‘Daily Mail’, o pároco, Pe. Donato Panna, disse em 2013: “Ele (Ciccio) está ali cada vez que celebro a Missa e se comporta muito bem. Não faz nenhum barulho, não se ouve nenhum latido dele em todo esse tempo que ele vem”.

“Costumava ir à Missa com Maria e era, obviamente, dedicado a ela. Deixei que ficasse dentro da igreja porque sempre se comportava bem e nenhum dos fiéis se queixou”, acrescentou.

Em seguida, o sacerdote confirmou que o cachorro “seguia vindo à Missa até mesmo depois do funeral de Maria”.

“Esperava pacientemente do lado de altar e se sentava ali tranquilamente. Eu não tinha coração para expulsá-lo. Tinha acabado de perder meu cachorro, assim, permiti que fique ali até que a Missa termine e depois deixo sair”.

Ciccio foi adotado pelo povo de San Donaci, que cuidou dele e lhe deu comida.

Para muitas pessoas, Ciccio faz recordar o caso de Hachiko, um cachorro japonês cuja história foi contada em um filme de 2009 intitulado “Hachi: A dog’s tale” (em português “Sempre ao seu lado”), que narra como um cão espera pacientemente em uma estação ferroviária pelo seu dono, mesmo depois que ele faleceu.

Confira também: