O Núncio Apostólico na Índia, Dom Pedro López Quintana, assinalou que "a violência e o ódio fundamentalista não farão que a Igreja renuncie ao diálogo, pois não nos falta entusiasmo para manifestar o amor de Deus em todo lugar especialmente pelos mais pobres".

Assim o expressou o Prelado em declarações à agência italiana SIR, ao referir-se ao recente assassinato de um jovem sacerdote na região de Andrea Paresh e a recente violência de extremistas hinduistas contra fiéis e instituições cristãs e católicas. "Em Orissa a violência aumenta desde em dezembro passado. Já a finais de janeiro tínhamos começado a reconstrução de quanto foi destruído pela violência dos radicais hindus. Agora faremos o mesmo sem temor. Os feridos e o sofrimento das vítimas nos impulsionam a continuar no serviço a eles", explicou o Arcebispo.

Para Dom Quintana "os que realizam estas ações são grupos minoritários. A realidade na Índia não é a da violência destes dias. Existe uma convivência e um diálogo entre as comunidades que se manifestam na vida cotidiana. Estou convencido de que, como no passado, serão também os representantes hindus e das outras confissões presentes na Índia as que contribuam à reconstrução das obras destruídas".

"O diálogo é o espírito da Índia. Poderá parecer absurdo mas é também destes graves fatos que se pode gerar a seiva do conhecimento, respeito e esforço comuns", finalizou o Núncio.