Durante a visita que a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima fez, em 1º de novembro, a uma prisão argentina, registrou-se um acontecimento que viralizou nas redes sociais e foi o gesto dos detentos de um pavilhão, que castigados em suas celas, esforçavam-se para tocar a imagem com lenços enquanto rezavam o Terço.

Desde o início de abril, a imagem mariana percorre o país. Como parte de sua peregrinação, visitou a Unidade Penal 48 da Unidade Penitenciária Número 17 de San Martín, em Buenos Aires. Percorreu todos os pavilhões, com uma recepção especial no Pavilhão 10, onde os prisioneiros estavam trancados em suas celas, punidos por atos de violência cometidos naquela semana.

Damián Donnelly, fundador dos Espartanos, uma fundação que, através do rugby e da espiritualidade, busca apoiar os condenados a se reintegrarem à sociedade, comentou em um testemunho publicado por Missão Fátima Argentina em sua página no Facebook que a imagem “chegou num momento 'ruim'. Nessa semana, ocorreram atos de violência muito graves dentro da prisão em um confronto entre dois pavilhões”, “como consequência disso, o pavilhão 10 não podia ser visitado”.

A imagem passou por cada pavilhão, onde se rezava uma dezena do Terço entre aplausos e cantos, pedindo "pelos rapazes isolados (castigados e presos dentro da cela por vários dias) do pavilhão 10", comentou Damián, que há 6 anos começou a rezar o Terço toda sexta-feira com os presos da unidade.

“Passamos pela porta do 10, fechada. Mas se escutava os rapazes ‘isolados’, que rezavam o Terço nas suas celas”. Os encarregados falaram com o serviço penitenciário para poder entrar, e eles permitiram passar em alguns, “a Virgem tinha atuado. Foi impressionante”.

Damián comentou que só podiam circular pelo corredor, entre as celas para duas pessoas, mas ocupadas por quatro ou cinco presos. A Virgem “se deteve em cada porta para que os rapazes tivessem um tempo com ela para tocá-la, pedir-lhe e rezar. Da abertura e da ventilação da porta, só podiam sair mãos ou braços que tocavam a Virgem com grande respeito, afeto e carinho”.

“Foi uma cena de Dante. As almas do Purgatório pedindo apenas para tocar a Virgem. Aqueles braços tatuados que saíam buscavam consolo, liberdade e amor. E o encontraram naquele momento”, disse Damián, assinalando que o pavilhão rezou o Terço completo.

“A Virgem havia ‘transformado um curral de animais na casa de Jesus, com uns pobres paninhos e uma montanha de ternura’, como Francisco disse uma vez. Nós agradecemos por ter podido desfrutar deste momento em primeira fila”, concluiu.

A página da Missão Fátima Argentina publicou, em 2 de novembro, que os prisioneiros do Pavilhão 10 se comprometeram a rezar diariamente o Terço, como eles mesmos assinalam: "A partir de hoje: Terço Diário, Regra Local!", mostrando o impacto que teve em suas vidas a visita de Nossa Senhora.

A Virgem de Fátima continuará percorrendo a Argentina, visitando diferentes igrejas em Buenos Aires.

Confira também: