Foi removido o muro que cobria a Porta Santa da Basílica de São Pedro no Vaticano, a poucos dias do início do Ano Santo da Misericórdia que começará o próximo 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Concepção. A Porta estava selada desde que terminou o Jubileu do ano 2000.

O Cardeal Angelo Comastri, arcipreste da Basílica Vaticana, dirigiu a cerimônia conhecida como “recognitio” a qual começou com uma breve procissão e uma oração.

Nela se retirou o muro tijolo por tijolo e se tirou uma caixa em que se guarda um certificado do fechamento da Porta Santa do ano 2000, alguns objetos de lembrança desse jubileu e as chaves com as quais o Papa Francisco a abrirá.

Na cerimônia também estiveram presentes o Arcebispo Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização e encarregado do Jubileu, assim como Dom Guido Marini, Mestre de Cerimônias Pontifício, que guardou os conteúdos da caixa.

Cada uma das quatro basílicas papais de Roma tem uma Porta Santa que somente é aberta durante um Jubileu. Quem ingressa nelas através destas portas, pode obter uma indulgência plenária por dia.

A Porta Santa de São João de Latrão será aberta em 13 de dezembro, a de Santa Maria Maior no dia 1º de janeiro de 2016 e a de São Paulo Extramuros no dia 26 desse mesmo mês.

Uma novidade deste Ano Santo da Misericórdia, que terminará em 20 de novembro de 2016 na Solenidade de Cristo Rei do Universo, é que cada Diocese poderá designar uma Porta Santa em suas catedrais ou nas igrejas que tenham um significado especial para as peregrinações.