Depois da Missa que presidiu em Ciudad Juárez na fronteira com os Estados Unidos, o Papa Francisco foi transladado no papamóvel ao aeroporto Abraham González para embarcar no avião que o levou a Roma.

Ao final da Eucaristia, o Santo Padre se despediu dos mexicanos com emotivas palavras nas quais afirmou: “o México é uma surpresa”.

No aeroporto, o Pontífice se despediu do Presidente do México, Enrique Peña Nieto, e sua esposa Angélica Rivera.

Enquanto caminhava pelo tapete vermelho, o Santo Padre recebeu o abraço de várias crianças.

“Francisco hermano, ya eres mexicano! ” (Francisco, irmão, já é mexicano) e “Queremos al Papa!” (Gostamos do Papa) foram alguns das frases que aclamavam, enquanto a multidão balançava lenços brancos, vermelhos, amarelos e verdes.

Como parte do programa, cantaram o hino do México e em seguida o do Vaticano, enquanto todos os presentes o escutaram atentamente.

Em seguida, o Papa se despediu de algumas autoridades militares e civis, como o governador de Chihuahua, César Duarte; e de um grupo de bispos, entre os quais estava o Arcebispo Primaz do México, Cardeal Norberto Rivera, e o Presidente do Episcopado Mexicano, Cardeal Francisco Robles.

Quando o Santo Padre já estava no avião, os mariachis (grupo musical típico mexicano) tocaram “Las Golondrinas”, uma conhecida canção mexicana de despedida, a qual normalmente é interpretada nestas ocasiões.

“Me senti acolhido, recebido pelo carinho, a festa, a esperança desta grande família mexicana, obrigado por ter aberto as portas de suas vidas, de sua nação”, disse o Papa ao concluir a Missa que celebrou em Ciudad Juárez.

O Santo Padre chegou em Roma hoje às 15:15 (hora local) depois de um voo de 12 horas de duração.

Confira ainda: