O Vaticano publicou vídeo com a intenção de oração do papa Francisco para este mês de junho, no dia 1°, no qual ele pede orações “pelos jovens que se preparam para o matrimônio com o apoio de uma comunidade cristã: para que eles cresçam no amor, com generosidade, fidelidade e paciência”.

No vídeo, o Santo Padre pergunta se “será verdade o que alguns dizem, que os jovens não querem se casar, especialmente nestes tempos difíceis” e afirma que “casar-se e compartilhar a vida é algo maravilhoso”.

“É uma viagem de compromisso, por vezes difícil, por vezes complicada, mas vale a pena animar-se. E nessa jornada de toda a vida, a esposa e o esposo não estão sozinhos: Jesus acompanha-os”, diz o papa.

Segundo o papa, “o casamento não é apenas um ato ‘social’. É uma vocação que vem do coração, é uma decisão consciente para toda a vida, que precisa de uma preparação específica”.

“Por favor, nunca se esqueça disso: Deus tem um sonho para nós, o amor, e nos pede que o tornemos nosso. Façamos que o amor seja nosso, pois é o sonho de Deus”, disse o papa.

Por isso, o Santo Padre convida à oração pelos “jovens que se preparam para o matrimônio com o apoio de uma comunidade cristã: para que cresçam no amor, cresçam no amor com generosidade, fidelidade e paciência” e acrescenta “porque para amar é preciso muita paciência. Mas vale a pena!”

Essa edição do vídeo do papa sobre a beleza do matrimônio conta com a colaboração do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, que coordena o ano especial dedicado à família, realizado no quinto aniversário da exortação Amoris Laetitia.

Este especial “Ano da Família Amoris Laetitia” teve início na última Solenidade de São José, dia 19 de março de 2021, e se encerrará no dia 26 de junho de 2022 por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias que se realizará em Roma. A subsecretária do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Gabriella Gambino, destacou a importância de “preparar os jovens e os noivos para uma vocação verdadeira e própria, e não apenas para a celebração de um casamento”.

“Numa sociedade secularizada, que não acredita mais no matrimônio, é fundamental proclamar a força do sacramento enquanto vocação, mostrar que as relações familiares podem ter um valor salvífico para as pessoas e ser um caminho de santidade. Trata-se de levar Cristo de forma concreta à vida das famílias”, disse Gambino.

O vídeo das intenções de oração do pontífice é uma iniciativa da Rede Mundial de Oração do Papa.

Conforme explicado em seu site, a Rede Mundial de Oração do Papa é uma obra pontifícia cuja missão é mobilizar os cristãos por meio da oração e da ação, diante dos desafios da humanidade e da missão da Igreja.

Confira também: