O Papa Francisco rezou ontem a oração do Ângelus na mesma Praça São Pedro no final da Missa de Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor.

O Papa saudou carinhosamente os jovens presentes na Praça e os exortou “a prosseguirem seu caminho seja nas dioceses, seja na peregrinação através dos continentes, que os levará no próximo ano a Cracóvia, pátria de São João Paulo II, iniciador das Jornadas Mundiais da Juventude”.

O Santo Padre fez esta alusão já que no Domingo de Ramos se celebra a Jornada Mundial da Juventude e chegam a Roma jovens de todas as dioceses da Itália.

“O tema desse grande encontro –prosseguiu Francisco- ‘Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia’ encaixa bem com o Ano da Misericórdia. Deixem-se levar pela ternura do Pai, para difundi-la à vossa volta”.

Para concluir, o Papa convidou a rezar a Maria, nossa Mãe, “para que ela nos ajude a viver com fé a Semana Santa”.

“Ela que estava presente quando Jesus entrou triunfante em Jerusalém, mas o seu coração, como o do Filho, estava preparado para o sacrifício. Aprendamos com Ela, Virgem fiel, a seguir o Senhor quando o caminho leva a cruz”.

“Desejo-lhes uma Semana Santa em contemplação do Mistério de Jesus Cristo”, concluiu.

Por ocasião da XXX Jornada Mundial da Juventude que se celebra neste domingo, o Papa Francisco enviou uma mensagem no dia 30 de janeiro a todos os jovens animando-os a rebelar-se contra a cultura que banaliza o amor e o reduz ao sexual.

“Queridos jovens –diz no texto- na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é desfrutar do momento, que não vale a pena comprometer-se para toda a vida, fazer opções definitivas, para sempre, porque não se sabe o que acontecerá amanhã”.

“Eu, pelo contrário, peço-lhes que sejam revolucionários, peço-lhes que vão contracorrente; sim, nisto lhes peço que se rebelem contra esta cultura do provisório’ (…). Eu tenho confiança em vocês, jovens, e peço por vocês. Atrevam-se a ‘ir contracorrente’. E atrevam-se também a ser felizes”, expressou.