O Vaticano comemorará o 1950º aniversário de martírio de São Pedro e São Paulo com uma moeda comemorativa de 2 euros, que estará disponível em breve.

O Escritório Filatélico e Numismático do Vaticano divulgou a notícia e recordou em um comunicado que “no ano 67 d.C., Pedro e Paulo foram martirizados em Roma, o primeiro crucificado de cabeça para baixo e o segundo decapitado, sentença reservada aos cidadãos romanos condenados à morte”.

“Este ano se comemora os 1950 anos do martírio dos dois santos, cuja fé, lembra o Papa Francisco, ‘se fundamenta na Igreja de Roma, que desde sempre os venera como padroeiros. Eles, anunciadores e testemunhas do Evangelho entre as pessoas, selaram com o martírio a sua missão de fé e de caridade’”.

Na moeda, será possível ver o perfil dos dois santos em um desenho da artista Gabriella Tilotto, junto com os dois símbolos que desde sempre os caracterizaram na iconografia: as chaves e a espada. O primeiro, um explícito pedido de Jesus a Pedro, as chaves ‘do reino dos céus’; o segundo, para a vida de São Paulo, perseguidor dos cristãos antes da sua conversão, junto com o seu martírio, explica o Escritório.

Confira também: