A Congregação para a Doutrina da Fé ordenou um processo administrativo penal contra o sacerdote chileno Diego Ossa Errázuriz, que era membro do círculo mais próximo de Fernando Karadima, ex-sacerdote condenado por abuso sexual em 2011 pelo Vaticano.

A notícia foi divulgada pela mídia chilena e confirmada pela Arquidiocese de Santiago em 31 de janeiro.

De acordo com informações do jornal ‘La Tercera’, o processo administrativo penal começou em 29 de janeiro e deve terminar em 60 dias.

Pe. Ossa permanecerá suspenso de suas funções pastorais da comunidade de Nossa Senhora da Paz, com a proibição do exercício público de qualquer ato de ministério e a residência fixa.

O sacerdote, de 54 anos, foi um dos mais de 40 sacerdotes formados diretamente por Fernando Karadima e pertenceu ao seu círculo mais próximo na Pia União Sacerdotal.

Em 2010, enviou cartas ao Vaticano defendendo Karadima das denúncias de abuso, que foram posteriormente confirmadas.

A investigação que recai sobre o sacerdote aborda duas denúncias de abuso sexual e de autoridade por fatos que teriam ocorrido em 2005, quando as supostas vítimas eram menores.

Em dezembro de 2018, os resultados da investigação prévia realizada pela Arquidiocese de Santiago foram enviados ao Vaticano.

Confira também: