A Sala de Imprensa da Santa Sé não confirmou até o momento se foi realizado teste para descarta o coronavírus no Papa Francisco, como afirmou um meio de comunicação italiano, segundo o qual a análise deu negativo.

Nesta terça-feira, 3 de março, o jornal Il Messaggero informou que o Papa Francisco teria sido “submetido por precaução ao teste para o coronavírus, resultando obviamente negativo”, sem citar qualquer fonte vaticana.

Por sua parte, a agência Reuters informou que “o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse que não tinha nenhum comentário imediato sobre o publicado no jornal” italiano.

Horas depois, diante das consultas dos jornalistas, Bruni emitiu uma declaração na qual informou que “o resfriado diagnosticado ao Santo Padre nos dias passados está seguindo seu curso, sem sintomas atribuíveis a outras patologias”.

“Enquanto isso, o Papa Francisco celebra diariamente a santa Missa e segue os exercícios espirituais que estão se desenvolvendo na Casa Divino Mestre em Ariccia”, indicou o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano.

Na quinta-feira, 27 de fevereiro, a Santa Sé informou que, devido a uma “leve indisposição”, o Pontífice não havia participado da liturgia penitencial com o clero de Roma e que permanecia nas dependências próximas à residência Santa Marta, mantendo os demais compromissos.

Nos dias seguintes, embora o Papa Francisco tenha celebrado a Missa matutina na Casa Santa Marta, não participou das audiências oficiais que tinha programado.

No domingo, 1º de março, da janela do Palácio Apostólico, o Pontífice disse aos fiéis reunidos para a oração do Ângelus que estava resfriado e que, por isso, não poderia ir aos exercícios espirituais de Quaresma com a Cúria Romana que acontecem na cidade de Ariccia. “Infelizmente, o resfriado me obriga a não participar neste ano. Seguirei daqui as meditações”, indicou.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: