O Escritório Numismático e Filatélico do Vaticano anunciou que lançará este ano um selo postal comemorativo da viagem apostólica que do Papa Francisco realizou ao México, entre os dias 12 e 18 de fevereiro de 2016.

A imagem, feita pela artista Orietta Rossi, representa o Santo Padre sorrindo enquanto abraça uma menina indígena com duas tranças tradicionais mexicanas. Ao lado, está escrito Messico, México em italiano, e a data da visita. Embaixo está a inscrição “Cittá del Vaticano”.

Na parte superior esquerda foi colocado o escudo do Vaticano e à direita a imagem da Virgem de Guadalupe, diante de cuja imagem original o Papa Francisco rezou na Basílica dedicada a essa devoção mariana no México.

O selo custará 95 centavos de euro, equivalente a um dólar e dez centavos.

No México, o Santo Padre visitou seis cidades: Cidade do México, Ecatepec, Chiapas, Tuxtla Gutiérrez, Morelia e Ciudad Juárez.

Segundo informações do Escritório Numismático e Filatélico da Santa Sé, este selo faz parte de uma coleção dedicada às viagens do Pontífice em 2016. Além do México, o Papa Francisco visitou no mesmo ano a ilha grega de Lesbos, a Armênia, a Polônia, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, a Geórgia, o Azerbaijão e a Suécia.

A Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) informou que cerca de 10 milhões e 500 mil pessoas participaram das atividades do Papa Francisco no país.

Confira também: