“Cada um desses idosos é seu avô! Não os deixe sozinhos!”, disse o Papa Francisco no Ângelus do domingo passado, 26 de julho, e uma mensagem dirigida aos jovens por ocasião do dia dos avós.

Em seguida, o Papa acrescentou: “Usem a fantasia do amor, façam chamadas telefônicas, vídeo-chamadas, enviem mensagens, os escutem”. A partir destas frases o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida lançou a campanha “Cada idoso é teu avô”, nas mídias do Vaticano.

 

Esta campanha tem como objetivo "convidar os jovens de todo o mundo a fazer um gesto de ternura para com os idosos que se sentem sozinhos", de acordo com um comunicado de imprensa.

No comunicado, recorda-se que “é possível vencer o isolamento dos idosos também respeitando rigorosamente as normas de saúde em matéria de Covid-19. A pandemia atingiu particularmente os idosos e debilitou os já fracos vínculos entre as gerações, mas respeitar o distanciamento não significa aceitar um destino de solidão e de abandono”.

Por meio da campanha, "para respeitar as normas sanitárias em vigor nos diferentes países, o convite é reunir virtualmente os anciãos mais solitários do seu bairro ou da paróquia e enviar-lhes um abraço, como o Papa pediu, por meio de uma ligação telefônica, uma videochamada ou uma imagem”.

“Onde for possível - ou quando a emergência sanitária permitir -, convidamos os jovens a tornar o abraço ainda mais concreto, indo encontrar os idosos pessoalmente".

A campanha do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida está sendo divulgada através da hashtag #sendyourhug.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: