Em comemoração aos 50 anos da ordenação sacerdotal do Papa Francisco, o escritório filatélico e numismático do Vaticano lançou dois selos com a figura do Santo Padre, que reproduzem duas pinturas feitas pelo pintor espanhol Raúl Berzosa.

Em 13 de dezembro de 1969, Jorge Mario Bergoglio foi ordenado sacerdote pelo então Arcebispo de Córdoba, Dom Ramón José Castellano, "marcando o início de uma longa história de dedicação, serviço e amor à Igreja", assinala o escritório filatélico.

No primeiro selo, com um custo de 1,10 euros, é possível ver o jovem Bergoglio refletindo a alegria daquela “véspera do terceiro domingo de Advento (Domingo de Gaudete ou Domingo da Alegria), quando foi ordenado sacerdote”, assinala a Diocese de Málaga, cidade onde nasceu Berzosa.

Atrás dele, ao lado esquerdo, está a Basílica de São José de Flores, lugar onde sentiu o chamado de Deus à vida consagrada, decidindo abraçar o sacerdócio. Já no lado direito, está "Nossa Senhora Desatadora de Nós", uma devoção mariana que conheceu durante uma de suas viagens à Alemanha e "uma de suas grandes devoções", assinala a Diocese.

Além disso, Berzosa explicou à Diocese de Málaga que "as cores azuis predominam na tela em referência à Argentina".

O segundo selo, com um custo de 1,15 euros, mostra o Papa Francisco abençoando o espectador. "Junto a ele, aparece o Cristo da Misericórdia", assinala Berzosa, cuja devoção foi a base para a convocação feita pelo Pontífice do "ano santo extraordinário, conhecido como Ano da Misericórdia".

“À esquerda, a fachada de São Pedro, do Vaticano. Predominam as cores ocres e brancas, cores do Vaticano”, assinala o autor.

Não é a primeira vez que o artista recebe uma encomenda do Vaticano para uma obra comemorativa, pois também lhe foi confiada a pintura que comemorava os 80 anos do Papa.

Além disso, suas pinturas serviram para ilustrar selos como "o 50º aniversário da encíclica Populorum progressio de Paulo VI, comemoração do quinto centenário do nascimento de Santa Teresa de Jesus e São Filipe Neri ou Páscoa de Ressurreição de 2018".

Confira também: