A Praça de São Pedro do Vaticano já tem a sua Árvore de Natal: um abeto de 25 metros de altura proveniente da Polônia, doado ao Papa Francisco pelas autoridades polonesas.

Diante do olhar atento dos primeiros turistas que começavam a chegar ao Vaticano às 8h (hora local), um caminhão com grua levantou a árvore ao lado do obelisco egípcio que está no meio da Praça.

O abeto, originalmente da floresta polonesa de Romincka, no noroeste do país, chegou a Roma depois de viajar 2 mil quilômetros e atravessar todo o continente europeu para entrar na Itália atravessando os Alpes italianos.

Durante o percurso, que precisou ser realizado durante a noite, devido ao grande tamanho do caminhão de transporte, teve que enfrentar inúmeras dificuldades, principalmente manobras complicadas para superar rotatórias e atravessar trechos estreitos de estradas secundárias.

Segundo declarações de Jarosaw Krawczyk, porta-voz dos Bosques do Leste da Polônia, para a ‘Radio Poland’, “a árvore de Natal está em boas condições, o que significa que nada aconteceu com esta carga gigante e preciosa”.

Em 7 de dezembro, haverá uma cerimônia na Praça de São Pedro, onde as luzes da árvore serão acessas e o Papa Francisco estará presente.

Agora a árvore será decorada com desenhos, bolas e estrelas feitas por crianças com câncer, atendidas em diversos hospitais de Roma.

Além disso, como é tradicional, ao pé da árvore será colocado o presépio, que este ano foi cedido pela Abadia Territorial de Montevergine. Será feito em uma oficina artesanal napolitana e ocupará 80 metros quadrados.

Esta é a segunda ocasião que o Vaticano terá uma árvore de Natal da Polônia. Há vinte anos, recebeu uma árvore do centro turístico Zakopane, localizado no sul da Polônia.

“Foi um presente que expressou agradecimento dos montanhistas poloneses ao Papa João Paulo II por uma peregrinação a sua Polônia natal”, acrescentou à rádio.

Confira também: