O prefeito da Congregação para os Bispos, cardeal Marc Ouellet, apresentou na segunda-feira, dia 12 de abril o simpósio internacional "Por uma Teologia Fundamental do sacerdócio", que acontecerá no Vaticano de 17 a 19 de fevereiro de 2022.

Segundo o cardeal Ouellet, serão três dias de sessões “especialmente destinadas aos bispos, e a todos aqueles, homens e mulheres, interessados em teologia, para aprofundar nossa compreensão das vocações e da importância da comunhão entre as diferentes vocações na Igreja”.

Ao responder às perguntas dos jornalistas, o cardeal Marc Ouellet especificou que “a questão do celibato é importante e será abordada, mas não será a questão central do simpósio”.

“Não é um simpósio sobre o celibato sacerdotal, como se esta questão tivesse que ser retomada fundamentalmente... É uma perspectiva mais ampla, que começa com o Batismo”, destacou o cardeal.

O prefeito da Congregação para os Bispos disse que o Concílio Vaticano II "voltou a colocar em primeiro plano o sacerdócio dos batizados, mas esta perspectiva não penetrou profundamente na vida e na pastoral da Igreja" e acrescentou que “é preciso continuar trabalhando, e o simpósio servirá para aprofundar a questão, partindo não da organização e distribuição de funções, mas do mistério da Igreja: o 'povo santo de Deus' de que fala o Papa, habitado pela comunhão da Santíssima Trindade”.

Além disso, o cardeal Ouellet reconheceu que o sacerdócio “não é um tema novo, mas é um tema central, cuja originalidade é colocar em uma relação fundamental o sacerdócio dos batizados que o Concílio Vaticano II reavaliou, e o sacerdócio ministerial, bispos e padres, dos quais a Igreja Católica sempre afirmou a especificidade”.

Entre as questões relacionadas com o sacerdócio que serão abordadas neste simpósio, o Cardeal mencionou o testemunho dos batizados e o exercício do ministério sacerdotal nas sociedades secularizadas.

Por último, o cardeal Ouellet sublinhou que “um simpósio teológico não pretende oferecer soluções práticas a todos os problemas pastorais e missionários da Igreja, mas pode ajudar-nos a aprofundar no fundamento da missão da Igreja”.

Confira também: