A Igreja do Sagrado Coração, no centro de Bordeaux (França), foi vandalizada entre a noite de 12 de março e a madrugada de 13 de março com pichações de frases satânicas, símbolos comunistas e anarquistas em suas paredes. Os vândalos também queimaram lixo diante da Igreja.

Constance Pluviaud, chefe da área de comunicação da Arquidiocese de Bordeaux, anunciou: “Na noite de 12 para 13 de março, a porta e algumas paredes da fachada da Igreja do Sagrado Coração foram pintadas com frases. Um incêndio em frente ao templo foi extinto pelos bombeiros que chegaram ao local. O incidente não danificou a igreja”.

As frases, escritas em letras vermelhas nas paredes do templo, segundo imagens compartilhadas nas redes sociais, dizem: "Lúcifer tem razão", "Diabo, me leve com você", "Obrigado, Satanás", "Os vizinhos odeiam a Igreja".

 

Segundo Pluviaud, a paróquia apresentou queixa às autoridades por danos materiais.

Étienne Guyot, governador da região da Nova Aquitânia e do departamento de Gironda, lamentou no Twitter as "marcas de ódio e atos de vandalismo" que afetaram a Igreja do Sagrado Coração.

Além disso, qualificou estes acontecimentos como "intoleráveis" e anunciou que "foi aberta uma investigação para que os autores sejam identificados e levados à justiça".

Em seu comunicado, a arquidiocese de Bordeaux diz que a Igreja “compartilha os sentimentos dos fiéis católicos e dos habitantes chocados com este ato”.

A igreja do Sagrado Coração de Bordéus foi construída pelo arquiteto Jean-Jules Mondet no século XIX por encomenda do cardeal Ferdinand-François-Auguste Donnet, arcebispo de Bordeaux entre 1837 e 1882.

Desde setembro de 2014, a paróquia é administrada por padres do movimento Regnum Christi.

Na capela de adoração da Igreja do Sagrado Coração, o Santíssimo Sacramento fica exposto 24 horas por dia.

Confira também: