Uma igreja católica na Irlanda do Norte foi alvo de um ato de vandalismo realizado no dia 21 de abril, Domingo de Páscoa, o que causou a desaprovação e a indignação de vários funcionários públicos.

A igreja do Sagrado Coração, em Ballyclare, que fica cerca de 21 quilômetros ao norte de Belfast, foi atacada com tinta branca na madrugada do dia 21 de abril, segundo informações da imprensa local.

A polícia prendeu um homem de 26 anos que cooperou com a polícia e foi solto após o pagamento de fiança. As forças de segurança também prenderam uma mulher de 35 anos por ajudar um delinquente.

Noreen McClelland, um político local do Partido Social Democrata e do Trabalho, lamentou o incidente e disse, segundo ‘The Irish News’, que "este é um ato hediondo e sem sentido, cujo motivo é causar dano e sofrimento à comunidade católica em Ballyclare".

"O Domingo de Páscoa é uma data especial no calendário cristão e é totalmente inaceitável que a congregação encontre a sua igreja desfigurada”, denunciou.

Os membros do Partido Democrático Unionista também se manifestaram contra o vandalismo. O deputado Paul Girvan e os membros da assembleia Pam Cameron e Trevor Clarke emitiram uma declaração conjunta na qual afirmam que essas ações não representam a comunidade como um todo.

"Todos os locais de culto devem estar livres de ataques e do temor de serem atacados. Estamos com nossos vizinhos neste momento e damos a eles nosso apoio", indicaram.

As disputas religiosas fizeram parte da história da Irlanda do Norte, que é predominantemente protestante e pertence ao Reino Unido. Por outro lado, a maioria dos católicos da República da Irlanda ganhou sua independência em 1916.

A região teve conflitos contínuos por motivos religiosos e políticos, incluindo confrontos violentos que duraram do final dos anos 1960 até 1998, quando se chegou a um acordo sobre a Sexta-Feira Santa.

Desde 1998, houve apenas violência sectária esporádica na Irlanda do Norte.

Em julho, a igreja de Santa Maria em Limavady foi alvo do vandalismo através de pichações. Os slogans paramilitares de um grupo anticatólico mancharam uma porta e algumas das paredes da igreja. Um grande crucifixo também foi pintado do lado de fora.

Em outubro de 2017, o grupo paramilitar legalista Ulster Volunteer Force lançou ameaças que forçaram quatro famílias católicas a fugirem de suas casas que faziam parte de um projeto de habitação social em Belfast.

Estatísticas recentes sugerem que o número de católicos provavelmente será maior que o de protestantes na Irlanda do Norte em 2021. De acordo com o último censo, em 2011, o número de protestantes era 3% maior que o de católicos neste país.

Confira também: