O padre John Mark Cheitnu foi morto e o padre Donatus Cleophas conseguiu escapar dos homens que os sequestraram na sexta-feira (15) na Nigéria.

“Anunciamos que o padre Donatus Cleophas escapou de seus sequestradores e se juntou a nós. No entanto, é com profundo sentimento de tristeza e pesar que o nosso bispo, o clero e os religiosos e leigos da diocese de Kafanchan anunciamos o assassinato espantoso do padre John Mark Cheitnum”, disse o padre Emmanuel Uchechukwu Okolo, Chanceler da diocese de Kafanchan, em comunicado divulgado ontem (19).

O padre John Mark, sequestrado da paróquia de Cristo Rei na cidade de Lere, estado de Kaduna, foi morto por seus sequestradores no mesmo dia de seu sequestro, sexta-feira, 15 de julho de 2022, disse o chanceler. Seu corpo foi descoberto na terça-feira (19).

Até sua morte, padre Mark foi presidente da Associação Cristã da Nigéria (CAN) em Jema'a, e presidente coordenador da CAN em Kaduna do Sul. Foi também decano do decanato de Kwoi, diretor de comunicações da diocese de Kafanchan e pároco de St. James Fon, em Jema'a, estado de Kaduna.

O sepultamento do padre está marcado para amanhã (21) às 10h (hora local), na catedral de São Pedro Kafanchan, estado de Kaduna.

“Enquanto pedimos orações pelo descanso de nosso querido irmão sacerdote e a consolação de Deus para sua família imediata, desejamos humildemente pedir a cada um que se abstenha de tomar as leis em suas mãos”, foi o pedido do chanceler diocesano.

“A diocese declarou dois dias de luto pelo descanso de sua alma. Que sua alma e as almas dos fiéis defuntos descansem em paz”, concluiu.

Com estes últimos sequestros, o número de padres nigerianos sequestrados desde o início de 2022 subiu para 20. Quatro foram mortos.

O estado de Kaduna, na Nigéria, em particular, foi descrito pela fundação de direitos humanos Christian Solidarity Worldwide, com sede no Reino Unido, como “um epicentro de sequestro e violência por atores não estatais”.

Um relatório de 2022 da Comissão de Liberdade Religiosa Internacional dos EUA cita seis ataques a igrejas no estado de Kaduna em 2021.

Confira também: