Seis anos após sua eleição como Patriarca e Primaz da Igreja Católica no Iraque, o Cardeal Louis Raphael Sako lamentou que cerca de um milhão de cristãos se viram obrigados a deixar o país.

Em uma mensagem publicada em 31 de janeiro, divulgada pela agência vaticana Fides, o Patriarca lembra alguns dos eventos que marcaram os anos de seu ministério.

Entre os destaques, o Primaz da Igreja caldeia recorda a fuga dos cristãos de Mossul e da Planície de Nínive invadidos pelos terroristas do Estado Islâmico (ISIS), assim como as dificuldades para o cuidado pastoral e material de dezenas de milhares de refugiados há mais de três anos.

O Patriarca também mencionou as campanhas que incitam o ódio, a violência e o confisco de casas de cristãos em Bagdá e outras cidades iraquianas, bem como as relações problemáticas com "alguns políticos cristãos que servem aos seus interesses pessoais, sem levar em consideração a vontade geral dos cristãos".

Entre os sinais positivos, o Patriarca se referiu à recuperação das finanças patriarcal, à renovação da liturgia, ao estabelecimento da Liga caldeia e à criação de uma comissão de diálogo inter-religioso com sunitas, xiitas, yazidis e mandeus para combater o extremismo sectário.

O Cardeal também disse que seus críticos são aqueles que "não podem tolerar ver o 'despertar' da Igreja caldeia e seu papel brilhante tanto local quanto globalmente, apesar de todos os desafios que enfrentamos nos últimos seis anos".

Outro sinal de esperança para cidades como Mossul, devastada pelo ISIS durante anos, foi a recente tomada de posse do novo Arcebispo Dom Mikhael Najib Moussa, um sinal de esperança para o país.

Mossul, como outros lugares do Iraque, está lutando para voltar à situação anterior à ocupação dos jihadistas. Neste contexto, a parte mais difícil está sendo sofrida pelos cristãos. Seu retorno é mais lento do que o esperado.

Nos últimos dias, meios de comunicação iraquianos como ankawa.com, documentaram a degradação da parte da cidade habitada em outros anos pelos cristãos, uma região onde só há escombros e que se tornaram autênticos lixões.

Confira também: