Um jovem latino, cuja identidade se reserva por questões legais, será um dos doze internos aos que o Papa Francisco lavará os pés durante a Missa da Ceia do Senhor na Quinta-feira Santa, que será celebrada no centro penitenciário para Menores de Casal del Marmo, em Roma (Itália).

Assim o explicou no dia 25 de março ao grupo ACI o Padre Gaetano Greco, pároco da igreja da Instituição Penal, quem explicou que alguns se ofereceram voluntariamente e a outros, para superar a vergonha ou a timidez, lhes fizemos um cordial convite.

"Mas todos estão muito contentes e a visita os fará pensar, repensar e compreender que há pessoas no mundo que se preocupam com eles", precisou o sacerdote.

O Padre Greco assinalou que estes menores geralmente têm um passado familiar difícil que os condiciona a seguir uma vida com poucas ou nulas expectativas e centrada nas drogas e na delinquência.

A visita do Papa, explicou o sacerdote italiano, "fará com que compreendam que o erro não condiciona a vida, que existe o perdão e que é possível começar a construir a vida de novo".

"Que o Papa Francisco em pessoa se preocupe com eles me parece muito significativo, porque expõe ante o mundo este problema que vivem tantos rapazes e moças desfavorecidos", considerou.

Os doze jovens aos que o Papa lavará os pés têm entre 16 e 21 anos. Embora tenham participado da Missa do Domingo de Ramos, esta celebração de agora, "certamente vai devolver-lhes a esperança".

Com esta modificação do lugar da Missa da Quinta-feira Santa, o Santo Padre muda a habitual Basílica de São João de Latrão pelo centro penitenciário, onde o Bispo Emérito de Roma, Bento XVI também presidiu uma celebração em 2007.

Naquela oportunidade, Bento XVI assinalou que "uma vida sem Deus não funciona porque é privada da luz" e alentou "abandonar o pecado e escolher retornar a Deus. Façamos juntos este caminho de libertação interior".