No sábado (12), o papa Francisco dedicou umas palavras ao padre jesuíta americano James Martin, que apoia a aceitação de comportamento homossexual pela Igreja. “Um homem que tem valores, um comunicador que sabe ensinar o caminho da comunicação com Deus”, disse o papa.

O papa falou publicamente sobre padre Martin um dia depois de recebê-lo em audiência privada no Vaticano.

Em seu discurso improvisado e “sem censura porque é mais divertido”, o papa Francisco disse que “não podemos nos rebaixar à comunicação sem valores. Devemos nos comunicar com nossos valores”.

“Isso não significa que devemos rezar a novena de um santo todos os dias. Os valores cristãos, os valores por trás disso, os valores que nos ensinam a seguir em frente. A pessoa que luta pelos valores humanos”, continuou Francisco.

“Por exemplo, vejo aqui James Martin. 'Ah, sim, este trabalha...'. Sim, mas ele escreveu um livro chamado Per imparare a pregare (Ensina-nos a rezar). Leiam-no porque ensina você a rezar. Um homem que tem valores, um comunicador que sabe ensinar o caminho da comunicação com Deus”, disse o papa Francisco.

“Ser comunicador é isso. Andar, caminhar, arriscar, com os valores, convencido de que estou dando a minha vida com meus valores, os valores cristãos e os valores humanos”, continuou o papa.

James Martin, que dirige o grupo Outreach para pessoas LGBTQ, se manifestou várias vezes a favor do “orgulho gay”.

LGBTQ é a sigla para lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e queer, identidades sexuais catalogadas pela ideologia de gênero.

Ideologia de gênero é a militância política baseada na teoria de que a sexualidade humana independe do sexo e se manifesta em gêneros muito mais variados do que homem e mulher. Em vez de dois polos, a ideologia de gênero acha que existe uma gama de variações, por isso o arco-íris foi escolhido como símbolo.

O papa Francisco disse que desconfia de “comunicadores assépticos, aqueles que são pura técnica, puros. Sim, mas a técnica por si só é inútil, a técnica ajuda se por trás há um coração”.

Francisco também exortou os presentes a terem cuidado "para não ficarem só na técnica porque isso leva a uma comunicação asséptica, desprovida de valores, e que pode cair nas mãos dos comerciantes ou das ideologias do momento".

Confira também: