O secretário-geral da Conferência Episcopal Polonesa (CEP), dom Artur Mizinski, destacou que a formação e a pastoral dos jovens “é um desafio para toda a Igreja universal”, e afirmou que “é urgente buscar e apresentar novas formas de chegar aos jovens com a mensagem do Evangelho”.

Numa nota enviada pela conferência episcopal, o bispo disse que este é um dos principais desafios da Igreja na Polônia para 2022, juntamente com a criação de condições "para uma participação segura na missa" devido à pandemia, "a organização de ajuda aos necessitados e a resposta ao apelo do papa Francisco a percorrer o caminho sinodal nas dioceses”.

Sobre o trabalho com os jovens, dom Mizinski disse que “as comunidades e os movimentos católicos, que funcionam na grande maioria das paróquias polonesas, estão a serviço deste objetivo. Tentaremos utilizar as novas tecnologias de comunicação para estarmos próximos da vida e do cotidiano dos jovens”.

Da mesma forma, o bispo auxiliar de Lublin também se referiu à necessidade de promover a vida no matrimônio e a família, assim como a vida sacerdotal e religiosa.

“As consultas sinodais estão em andamento nas dioceses polonesas e continuarão no novo ano, até meados de maio. Em resposta ao apelo do papa Francisco, queremos buscar respostas e formas de realizar as tarefas relacionadas a essas questões. Neste processo participam paróquias, representantes de movimentos e comunidades, e leigos. Este é o nosso compromisso com o Sínodo dos Bispos, proclamado pelo Santo Padre”, destacou.

O secretário-geral da conferência episcopal polonesa afirmou que em 2022 a Igreja continuará organizando a ajuda aos necessitados, adaptada aos desafios contemporâneos. “A Caritas Polônia e a Caritas diocesana estão principalmente comprometidas nestas atividades, mas também as paróquias individuais, as congregações religiosas, as associações e as comunidades”, afirmou.

Nesse sentido, lembrou que em dezembro de 2021, o presidente da CEP, dom Stanislaw Gądecki, emitiu uma declaração em nome do conselho permanente na qual afirmava que a Igreja na Polônia apoia o apelo do papa Francisco aos países europeus para permitir que as Igrejas locais “recebam pessoas que precisam urgentemente da ajuda solidária da comunidade internacional”.

Dom Mizinski acrescentou que a Igreja na Polônia está disposta a ajudar todos aqueles que expressam a vontade de se estabelecer neste país, respeitando as possibilidades jurídicas existentes e de acordo com as normas estatais em vigor sobre migração.

Acontecimentos de 2021

Dom Mizinski afirmou que os acontecimentos centrais do ano 2021 na Igreja na Polônia foram as beatificações do cardeal Stefan Wyszyński, da madre Rosa Czacka e do padre Jan Macha.

“Agradecemos ao Santo Padre Francisco por estas novas beatificações. As cerimônias de beatificação que aconteceram em Varsóvia em setembro e em Katowice em novembro foram uma oportunidade para lembrar e promover, especialmente entre os jovens, o testemunho de suas vidas”, disse dom Mizinski. Ele também destacou a visita ad limina e os encontros dos bispos poloneses com o papa e representantes de vários dicastérios.

Lembrou ainda que em 2021 estavam em vigor as restrições sanitárias relacionadas com a pandemia, que obrigaram a fazer ajustes na organização da vida litúrgica nas paróquias.

Ele observou que “a pandemia também será um desafio no novo ano. É importante criar as condições para uma participação segura na missa, na formação espiritual dos pequenos grupos e na vida comunitária. A observância das normas sanitárias é expressão da mútua solicitude e do amor evangélico ao próximo”.

Confira também: