Por ocasião da solenidade de Pentecostes, que será celebrada este ano no dia 5 de junho, padre Hans Zavala, sacerdote da Ordem de Santo Agostinho e reitor do Colégio Santa Rosa de Chosica, Peru, deu três conselhos simples para preparar e receber o Espírito Santo nesta data especial.

A Igreja Católica celebra a festa de Pentecostes cinquenta dias após a Páscoa da Ressurreição de Jesus Cristo, para comemorar a vinda do Espírito Santo sobre Maria e os apóstolos.

Em Pentecostes, Cristo cumpre a promessa que fez aos apóstolos de que Deus Pai enviaria o Espírito Santo para enchê-los com os dons e graças necessários para levar a Boa Nova a todos os povos.

Hans Zavala, disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que depois da Páscoa e do Natal, a festa de Pentecostes é muito importante para a vida de todo cristão, pois lembra sua missão evangelizadora na Igreja.

Nesse sentido, exortou os católicos a se prepararem para receber o Espírito Santo em Pentecostes com estes três conselhos práticos:

1. Limpar a alma: Reconciliar-se com Deus, consigo mesmo e com o próximo

Padre Zavala disse que, “se realmente queremos receber o Espírito Santo como o hóspede de nossas almas, devemos fazer o que toda pessoa faria quando um visitante vem à nossa casa: limpar a casa. Não podemos receber alguém se nossa casa estiver suja e, neste caso, seria limpar nossa alma”.

"Como? Reconcilie-se com o Senhor, busque o sacramento da reconciliação. Se você tem um diretor espiritual, aproxime-se dele e tente perdoar se tiver algo contra alguém. Limpe toda a sua casa, para que o Espírito Santo se sinta à vontade para entrar em sua vida e encontrar uma morada limpa e digna para Ele”, acrescentou.

Padre Zavala recordou que “o Espírito Santo quer habitar nos corações dos puros de coração; não daqueles que não erram, mas daqueles que se reconciliam com Deus, que voltam à sua amizade com Ele” e que “não têm nenhuma diferença com seus irmãos, mas que vivem em paz com todo mundo no que lhes compete”.

2. Enfeitar a alma: Praticar uma virtude por semana

Padre Zavala disse que “depois de ter limpado a casa e retirado tudo o que não pertence, e que o Espírito Santo não gosta ou que pode nos prejudicar, enfeitamos a nossa alma através das virtudes”.

Escolha praticar uma virtude como paciência, temperança ou prudência, ou outras, para enfeitar a sua alma, e lembre-se de que, “quanto mais virtudes você praticar todos os dias, mais enfeites a sua casa terá”, disse.

O padre sugeriu escolher praticar uma virtude a cada semana dos cinquenta dias da Páscoa. Faça um esforço para praticar essas virtudes e você verá como quando chegar Pentecostes você terá muitas virtudes e "sua casa não estará apenas limpa, mas também ordenada", disse.

3. Convidar o Espírito Santo para morar em sua alma com esta oração

Por fim, o padre Zavala exortou a “convidar o Espírito Santo” para morar em sua alma e “recebê-lo com todo o desejo que seu coração possa dar”. "Santo Agostinho dizia que nosso desejo é nossa oração, portanto, se desejamos ardentemente o Espírito Santo e Lhe pedimos todos os dias: 'Vem, Espírito Santo', tenho certeza de que Ele ficará com você e dará muitos frutos em sua vida", disse.

O padre sugeriu fazer este último passo rezando todos os dias uma jaculatória da sequência que rezamos em Pentecostes, ou de qualquer hino ou cântico ao Espírito Santo.

A partir de agora, pegue uma estrofe deste hino e repita-a ao longo do dia como um refrão em sua mente, "e você verá como seu coração também pouco a pouco irá convidando o Espírito Santo para poder recebê-lo, não só quando estiver na capela rezando, mas todo o dia”, concluiu. 

Confira também:

Mais em