O esforço prático, embora necessário, será apenas “ativismo estéril” se não brotar da escuta da Palavra de Deus, disse o papa Francisco hoje (17).

Em sua mensagem antes da oração do Ângelus, o papa refletiu sobre a história da visita de Jesus às irmãs Maria e Marta em Betânia. Segundo a guarda do Vaticano, cerca de 12 mil pessoas estavam na Praça de São Pedro para a mensagem semanal do papa.

Jesus “reconhece o esforço de Marta. No entanto, ele quer fazê-la entender que há uma nova ordem de prioridades, diferente da que ela havia seguido até então”, disse Francisco de uma janela com vista para a Praça de São Pedro.

“Maria intuiu que há uma ‘parte melhor’ que deve ser concedida em primeiro lugar”, continuou ele. “Todo o resto vem depois, como um riacho brotando da fonte. E então nos perguntamos: qual é essa 'melhor parte'? É ouvir as palavras de Jesus.”

O Evangelho de Lucas diz que Marta estava ocupada servindo, enquanto Maria estava sentada aos pés de Jesus, ouvindo-o falar.

Francisco disse: “Então Marta se volta para o Mestre e pede que ele diga a Maria para ajudá-la. A reclamação de Marta não parece fora de lugar; na verdade, tenderíamos a concordar com ela. No entanto, Jesus responde a ela: ‘Marta, Marta, você está preocupada e distraída com muitas coisas, mas poucas são necessárias. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada.'”

Ele enfatizou que “a palavra de Jesus não é abstrata; é um ensinamento que toca e molda nossa vida, a transforma, a liberta da opacidade do mal, a satisfaz e a infunde com uma alegria que não passa”.

“A palavra de Jesus é a melhor parte, que Maria escolheu. Por isso, dá-lhe o primeiro lugar: pára e ouve. O resto virá depois”, disse.

Segundo o papa, o esforço prático tem valor, mas deve fluir da escuta da palavra de Jesus, não precedê-la.

“Deve ser animado por seu Espírito. Caso contrário, reduz-se a agitação e inquietação por muitas coisas, reduz-se a um ativismo estéril”, sublinhou.

O papa também deu conselhos sobre como seguir o exemplo de Maria: começar o dia com as Escrituras.

Ele encorajou os católicos a passar um tempo pela manhã meditando na Palavra de Deus antes de mergulhar nas atividades do dia. “Perguntemo-nos: quando começo o meu dia, lanço-me de cabeça nas coisas a fazer ou procuro primeiro inspiração na Palavra de Deus?”

“Se sairmos de casa pela manhã tendo em mente uma palavra de Jesus”, disse ele, “o dia certamente adquirirá um tom marcado por essa palavra, que tem o poder de orientar nossas ações segundo a vontade do Senhor.”

“Hoje em dia é cada vez mais difícil encontrar tempo livre para meditar”, observou. “Para muitas pessoas o ritmo de vida é frenético e cansativo. O período de verão pode ser valioso também para abrir o Evangelho e lê-lo devagar, sem pressa, um trecho por dia, um pequeno trecho do Evangelho”.

Confira também: