Para comemorar seus 100 anos, o Fortaleza Esporte Clube adotou em seu uniforme a cruz-espada de São Tiago e, na última quarta-feira, 23 de maio, a camisa “centenarium” foi abençoada na Catedral de Santiago de Compostela, Espanha.

A cruz de São Tiago foi incluída no uniforme do clube em referência ao Fortim de São Tiago, a primeira fortaleza da cidade, localizada em seu marco zero, na Barra do Ceará. Na apresentação da camisa em dezembro do ano passado, o Arcebispo de Santiago de Compostela, Dom ‎Julián Barrio, enviou uma bênção à equipe.

Agora, o reconhecimento seguiu em Santiago de Compostela, onde o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz participou da Celebração Del Clavijo, na Catedral de Santiago em 23 de maio, dia simbólico dedicado à Cruz de Santiago. Também esteve presente o historiador do centenário, professor Adauto Leitão.

Conforme explica o site do clube brasileiro, “o presidente Marcelo Paz foi convidado pelo presidente da Arquiconfraria Universal do Apóstolo Santiago, D. Ángel González Fernández, na condição de alguém que promove a Cruz de Santiago”.

Além disso, “a bênção da camisa centenarium foi conduzida pelo Canónigo Lectoral da Catedral de Santiago de Compostela, D. José Fernández Lago”.

Já na quinta-feira, 24 de maio, o Fortaleza recebeu a Medalla de Oro, honraria que se trata de um diploma e “é a maior comenda da Ordem do Caminho de Santiago, tendo duas faces simbólicas, a Cruz de Santiago centralizada e a imagem de Santiago Pórtico de la Gloria”.

Segundo o Fortaleza, esta honraria lhe foi conferida “por levar a Cruz de Santiago em seu uniforme (Centenarium) e por todos os méritos sociais e desportivos ligados ao clube”.

O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, e o historiador do centenário, Adauto Leitão, receberam o diploma das mãos do Gran Mestre da Ordem do Caminho de Santiago, Dom Miguel Pampin Rua, em ato realizado no salão nobre do Hotel dos Reis Católicos.

Além disso, o presidente do Fortaleza Esporte Clube recebeu oficialmente o convite para ser um Cavalheiro da Ordem do Caminho de Santiago, a qual tem origens nos anos de 1400, possui Mestres e Cavalheiros em vários países, os quais tiveram alguma ação relevante em prol do Caminho de Santiago. 

Fundada com apoio da Casa Real da Espanha, hoje na Ordem se distingue o Primeiro Ministro da Espanha, Mariano Rajoy, e o Presidente da Junta de Galícia, Alberto Nunez Feijóo.

O presidente do Fortaleza, por sua vez, já cumpriu um dos requisitos do Estatuto, participar de dois atos; o primeiro foi estar em Santiago de Compostela, em datas alusivas à tradição, que se cumpriu na Celebração da Cruz de Santiago. Agora, participar da investidura dos cavaleiros que acontece sempre em 25 de julho, data festiva do Apóstolo São Tiago.

Confira também: