A Igreja nas Filipinas manifestou a sua solidariedade com as famílias das vítimas e dos afetados pelo terremoto de 6,3 graus que atingiu nesta segunda-feira a região central do país, incluindo a capital Manila e deixou oito mortos até o momento.

"Continuemos rezando e oferecendo ajuda aos afetados pelo terremoto desta tarde, especialmente a nossos irmãos em Pampanga, Zambales e Bataan", expressou a Catedral de Manila em sua conta no Twitter.

 Assinalou também que "na inspeção inicial, nenhum dano foi observado" na catedral. "Nossos engenheiros estruturais virão amanhã para mais detalhes", indicou.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o terremoto teve seu epicentro 60 quilômetros a noroeste de Manila, com 40 quilômetros de profundidade.

A governadora de Pampanga, Lilia Pineda, disse à imprensa que recebeu informações de que há pelo menos oito mortes em sua província. Além disso, mais de 20 pessoas ficaram feridas devido à queda de edifícios e muros.

Ela também indicou que o terremoto danificou o Aeroporto Internacional de Clark e uma antiga igreja católica. As estradas e pontes da província também foram afetadas.

Por sua vez, o prefeito Condralito dela Cruz, da cidade de Porac, na província de Pampanga, disse que duas pessoas foram resgatadas dos escombros de um prédio que desabou. Indicou que existem outras pessoas que permanecem presas.

As Filipinas estão localizadas dentro do "Círculo de Fogo" do Oceano Pacífico, uma região com alta frequência de atividades sísmicas.

Confira também: