A Guarda Civil prendeu o suposto autor de sete roubos em igrejas da arquidiocese de Valência, na Espanha, ocorridos em junho de 2020.

Segundo o site da arquidiocese de Valência, os roubos ocorreram em dois fins de semana consecutivos de junho de 2020 nas igrejas dos distritos de Llaurí, Corbera, Riola, Fortaleny, Xeresa, Barraca d Aigües Vives e Lloc Nou d’En Fenollet.

Um homem de 47 anos foi detido. Ele tinha antecedentes que “coincidiam plenamente” com o modus operandi do roubo das igrejas.

Os roubos tinham algumas características em comum e pouco usuais, o que levou à suspeita de que teriam sido praticados pela mesma pessoa. O ladrão escalava, “demonstrando perícia diante do risco e da dificuldade que apresentavam alguns dos lugares que chegou a subir”, sempre na primeira hora da manhã, nos finais de semana. Quando já estava dentro da igreja, violava os cofres dos velários e roubava o dinheiro e algumas joias.

Após as denúncias, um inquérito foi aberto com o objetivo de identificar e prender o autor dos roubos. Durante as investigações, foi possível obter impressões digitais do suspeito após o roubo em uma das igrejas. Além disso, o pároco de uma das igrejas roubadas fez uma descrição minuciosa de um homem que ele surpreendeu enquanto tentava escalar as paredes da sacada da igreja.

A arquidiocese de Valência informou que o ladrão tinha antecedentes que coincidiam plenamente com todas as características descritas (escalada, roubo de igrejas, de dinheiro e joias) e que caracterizaram os delitos ocorridos em junho de 2020.

As diligências foram entregues ao Juizado de Primeira Instância e Instrução nº 5 de Sueca, em Valência.

Confira também: