Dois sacerdotes espanhóis começaram a reconstrução de uma igreja devastada durante a guerra civil no Sudão do Sul e agora compartilham o sonho de transformá-la no santuário mais importante da África dedicado a Nossa Senhora do Rosário.

Trata-se da Paróquia Ave Maria, construída há quase um século pelos missionários combonianos italianos na Diocese de Tombura-Yambio. O templo foi abandonado no início da guerra, saqueado e deixado em um estado deplorável.

Paróquia Ave Maria, Diocese de Tombura-Yambio (Sudão do Sul) / Crédito: Alejandro Bermúdez (ACI Prensa)

No entanto, dois missionários espanhóis, seguidores de São Daniel Comboni, primeiro bispo do Sudão e fundador da Congregação dos Missionários Combonianos, tentam mudar a história. Trata-se do pároco, Pe. Abelino Bassols, e seu vigário, Pe. Albert Salvans.

Os missionários Combonianos se tornaram a principal força evangelizadora do Sudão e tiveram um sucesso especial na conversão das tribos ao catolicismo no território que hoje compreende à nova nação do Sudão do Sul.

Pe. Avelino Bassols / Crédito: Alejandro Bermúdez (ACI Prensa)

O Sudão se tornou uma nação independente em 1956. O então primeiro-ministro, Ismail al-Azhari, expulsou todos os missionários católicos do país para apaziguar os islamitas do norte. A maioria desses missionários eram combonianos italianos.

Suas igrejas, reitorias e missões foram abandonadas ou transferidas aos jovens religiosos e clérigos nativos. Ave Maria foi uma dessas igrejas. Mas depois que os missionários foram expulsos e a guerra civil começou, a maioria da população católica da região fugiu. O edifício da Paróquia Ave Maria foi abandonado e com o tempo começou a desmoronar.

Atualmente, os católicos estão retornando à região.

"Agora que as pessoas voltaram para esta região, o nosso objetivo é reconstruir fisicamente, mas o que é mais importante, espiritualmente, com uma visão integral", assinalou Pe. Bassols a CNA, agência em inglês do Grupo ACI.

Os sacerdotes espanhóis pertencem à Comunidade Missionária de São Paulo Apóstolo (MCSPA), composta por homens e mulheres, sacerdotes e leigos, que decidiram deixar tudo para trás para seguir Cristo como missionários nas áreas mais exigentes do mundo.

O MCSPA foi fundado pelo sacerdote missionário espanhol Francisco Andreo García, que morreu de câncer em 2013 na Missão Nariokotome, em Turkana, no Quênia.

Pe. García se mudou para o Quênia em 1988. Depois disso, sempre que visitava Espanha, fortalecia suas relações com os jovens das paróquias onde havia servido durante seus anos no país europeu.

Mais tarde, este grupo se converteu na semente do MCSPA, que agora inclui membros não apenas da Espanha, mas também do Quênia, Etiópia, Alemanha, Malásia, Itália, México e Colômbia.

A Paróquia Ave Maria é agora um lugar de paz e um esforço de reconstrução na parte norte da Diocese de Tombura-Yambio, devastada pela guerra.

Paróquia de Ave Maria, Diocese de Tombura-Yambio (Sudão do Sul) / Crédito: Alejandro Bermúdez (ACI Prensa)

"Nossa missão aqui é levar o Evangelho por completo, e isso significa não só difundir o Evangelho, mas também levar a educação, a paz e a reconciliação para a região", disse à CNA o Bispo de Tombura-Yambio, Dom Eduardo Hiiboro Kussala.

Mais em

Enquanto os sacerdotes trabalham na lenta reconstrução do templo, começaram a construir um edifício destinado a uma escola de ensino médio com a ajuda financeira do Fundo de Ajuda para o Sudão dos Estados Unidos. A escola católica atenderá todos os estudantes das cidades próximas de Yubu, Nboko e Sabamile.

"Muitos católicos africanos vêm em peregrinação ao Santuário da Santa Cruz em Mupoi. Dom Eduardo propôs conectar os dois santuários, portanto, as pessoas podem vir para rezar a Nosso Senhor em Mupoi e ao de Nossa Senhora aqui", explicou Pe. Bassols.

Este último não esconde seu entusiasmo quando explica: "Estamos localizados no coração da África. Se você traçar uma cruz de norte a sul e de leste a oeste em um mapa africano, Ave Maria está quase no centro exato".

"No estado de Tombura, 84% da população é católica, e quero dizer verdadeiramente católica. Precisamos de escolas, água potável, um centro de saúde; problemas que estamos solucionando com a ajuda do Fundo de Ajuda para o Sudão. Mas o que temos em abundância é uma fé profunda. Nosso povo sobreviveu a perseguições, expulsão de missionários, décadas sem sacerdotes, mas sua profunda fé permanece", disse Pe. Bassols.

Por sua parte, Pe. Salvans conta que "é maravilhoso dedicar a vida às pessoas que mais precisam e pregar o Evangelho”.

Pe. Albert Salvans / Crédito: Alejandro Bermúdez (ACI Prensa)

“Os católicos, especialmente os jovens, devem recordar que nosso chamado batismal a ser missionários não se cumpre apenas sendo evangelizadores de nossos vizinhos, mas também a responder o chamado de Jesus de ‘ir a todas as nações’ e, portanto, converter-se em missionários Ad Gentes. Convidamos os jovens a considerarem seriamente ser missionários aqui”, acrescentou.

Pe. Bassols e Pe. Salvans têm esperança de que em 2023, no centenário de fundação de Ave Maria, o Santuário de Nossa Senhora do Rosário esteja totalmente restaurado e atraia católicos de todo o mundo.

Confira também: