A Lumine, plataforma católica de streaming, lançará no domingo (18) um documentário com padre Paulo Ricardo, conhecido por seu apostolado na internet, que conta com milhares de seguidores. Segundo a plataforma, pela primeira vez serão apresentados ao público detalhes da vida do padre, como sua história de conversão.

“Eu comecei a ver que tinha de mudar. Eu tinha de abraçar a cruz, e que não ia ter caminho sem cruz, e que a cruz precisava fazer parte do meu dia a dia, porque o amor precisa fazer parte do meu dia a dia, e que no fundo, no fundo, eu estava com preguiça de amar. Eu achava Santa Teresinha uma santa mimada e burguesa, mas na verdade mimado e burguês era eu — revela o padre durante o documentário”, diz padre Paulo Ricardo durante o documentário.

Padre Paulo Ricardo de Azevedo Júnior pertence ao clero da arquidiocese de Cuiabá (MT), onde é vigário da paróquia Cristo Rei, em Várzea Grande (MT). Desde 2006, mantém um apostolado na internet, no qual publica e dá cursos sobre a fé católica. Hoje, o padre tem mais de 4,5 milhões de seguidores nas redes sociais.

“Ele desenvolveu um trabalho, através da internet, que é imprescindível para os católicos e que nunca se viu na história recente”, disse o CEO da Lumine, Matheus Bazzo. “Os frutos que ele ajudou a gerar a partir desse apostolado são gigantescos. E isso enquanto ele atua em uma paróquia no interior, que é sua prioridade como sacerdote. É uma pessoa com feitos extraordinários, mas que mantém uma vida ordinária. Ficamos realizados ao conseguir mostrar isso no documentário”.

O documentário faz parte da programação especial “A vida interior — resgatando uma história com sentido”, que marca os três anos da plataforma. Serão três dias de programação aberta para todos, transmitida pelo canal do Youtube da Lumine, sempre às 20h. Os assinantes do streaming terão acesso a um conteúdo ampliado e dividido por episódios

Na segunda-feira (19), a Lumine apresenta um bate-papo entre cinco convidados que compartilharão suas histórias e experiências no caminho da fé: irmã Greice Maria, da comunidade Filhas de Maria Servas dos Pequeninos, Andrei Alves, psicólogo e fundador da comunidade Fraterno Amor, Victor Sales, professor e supernumerário da Opus Dei, e o  empresário Arno Alcântara e a psicóloga Araceli Alcântara, que são casados e abordam a vocação do matrimônio. 

Segundo Lumine, o lançamento tem o propósito de ser um guia prático para a vida interior, de forma didática e acessível, sem teorias, tendo como base as experiências pessoais. Para Bazzo, mesmo no atual momento em que os brasileiros estão focados nas eleições, o momento é propício para esse tipo de discussão.

“Quando olhamos para a história, percebemos que é justamente nos períodos de maior crise que o ser humano prova sua força. Não só do ponto de vista humano, mas também sobrenatural. É esse o chamado que queremos fazer, para que possamos colocar o coração no lugar certo. Se conseguirmos isso, naturalmente teremos uma sociedade melhor”, afirmou.

A programação encarrará na terça-feira (20), com Matheus Bazzo, que falará sobre a história da Lumine e a importância da cultura para vida interior, além de um trecho adicional com o padre Paulo Ricardo.

Confira também: