O Papa Francisco fez uma visita surpresa a pessoas com doença de Alzheimer na tarde desta sexta-feira, 12 de abril.

Foi uma iniciativa da "Sexta-feira da Misericórdia", a atividade pastoral foi promovida por Francisco durante o Jubileu da Misericórdia. O Santo Padre foi acompanhado pelo presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella.

O Pontífice saiu da Casa Santa Marta às 15h30 (horário de Roma) e foi para o "Villaggio Emanuele", que é uma instituição que abriga pessoas com doença de Alzheimer.

Esta estrutura está organizada "como um povoado e seus habitantes podem viver em condições normais, continuando muitos aspectos da sua vida diária, necessários para aqueles que vivem essa patologia difícil, criando e mantendo assim uma ponte de comunicação com o exterior", explicou um comunicado Vaticano.

A instituição visitada pelo Papa Francisco, “Villaggio Emanuele”, é composta por 14 casas, cada uma com capacidade para seis pessoas, mas também há um minimercado, um bar, um restaurante e um salão de beleza, além de contar com médicos, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros profissionais de saúde.

O Santo Padre chegou de carro ao pátio deste "povoado" e foi "um motivo de surpresa e alegria para os moradores", com os quais conversou e depois também visitou alguns em seus quartos.

"Com esta visita, o Papa quis mostrar o interesse pela condição de exclusão social e solidão que uma doença como o Alzheimer pode gerar nas pessoas que a sofrem, assim como a desorientação, o mal-estar e sofrimento em seus familiares”, destacou a nota vaticana.

Confira também: