Khamsan Mim Khountichak, do Laos, foi ordenado sacerdote em uma cama de hospital depois de ser diagnosticado com câncer terminal há um mês.

Segundo a rádio católica local Veritas, dom Rolando Santos, bispo de Alotau-Sideia (Papua Nova Guiné), o bispo concedeu ao padre Mim uma dispensa especial por motivos de saúde para acelerar os tempos de sua ordenação sacerdotal. Na festa de santo Antônio de Pádua, 13 de junho, Mim foi ordenado em Manila, capital das Filipinas, onde estudou teologia.

A Radio Veritas contou que padre Mim foi diagnosticado com câncer de medula espinhal em estágio terminal em maio deste ano, pouco depois de se formar pela Escola de Teologia São Vicente, em Manila.

Segundo a rádio, os sintomas da doença apareceram repentinamente, pois padre Mim começou a sentir fortes dores que, com o tempo, lhe causaram dificuldade para andar e o levaram a ser internado no hospital, onde recebeu seu diagnóstico.

Padre Mim durante anos serviu como missionário em sua terra natal, o vicariato apostólico de Pakse, da diocese de Laos.

Padre Mim se destacou por sua liderança e serviço à Igreja. Segundo a Radio Veritas, quando era leigo, o sacerdote recém-ordenado foi a Manila em 2008 para estudar teologia no Fondacio, movimento internacional ligado à Renovação Carismática, e assim melhorar seu serviço em sua diocese.

O teólogo filipino padre Daniel Franklin E. Pilario disse à Radio Veritas que se lembra do padre Mim “como um estudante consciente e entusiasmado” que se dedicou a servir às comunidades marginalizadas que vivem na fronteira entre o Laos e o Vietnã.

Padre Pilario afirmou que, como jovem missionário leigo, padre Mim ajudava os habitantes em seu trabalho “nas fazendas” e “rezava com eles”. Ele até "batizou seus bebês na ausência de padres".

“No entanto, suas atividades pastorais não foram bem recebidas pelas autoridades comunistas, tanto que ele foi preso duas vezes”, recordou.

Embora padre Mim tenha vivido tempos difíceis, como a prisão, sempre mencionou a "alegria de estar com o povo de Deus como uma experiência privilegiada", acrescentou.

O padre vietnaminta Trieu Pham Minh, amigo e colega de estudos de padre Mim, publicou fotos da ordenação sacerdotal em sua conta no Facebook. A vocação de padre Mim é “especial e rara em sua diocese e na Igreja no Laos […] com esse chamado Deus quer produzir frutos de outra maneira, segundo sua santa vontade”, disse o padre.

“Felicidades ao meu colega de escola e irmão da aula de inglês em Manila e hoje irmão no ministério [sacerdotal]. Que o Senhor o sustente em seus dias felizes de ministério e em seus últimos dias de sua jornada ao chamado”, concluiu.

Confira também: