“Quando a vida cristã perde de vista o horizonte da evangelização, o horizonte do anúncio, adoece”, disse o papa Francisco na Audiência Geral de hoje (11), ao começar um novo ciclo de catequese sobre “a paixão pela evangelização”.

“Sem zelo apostólico, a fé esmorece. Ao contrário, a missão é o oxigênio da vida cristã: tonifica-a e purifica-a”, disse o papa.

Francisco recordou que “a comunidade dos discípulos de Jesus nasce apostólica e missionária” e advertiu contra o “proselitismo”, algo totalmente contrário à evangelização.

Tudo começa com o olhar de Jesus

Ao falar sobre a conversão de Mateus, o papa Francisco disse que “ele era um cobrador de impostos: em outras palavras, um traidor do povo”, mas, “aos olhos de Jesus, Mateus é um homem, com as suas misérias e a sua grandeza”.

“Estai atentos a isto”, pediu o papa, “Jesus não se detém nos adjetivos, Jesus procura sempre o substantivo, Jesus vai à pessoa, ao coração, esta é uma pessoa, este é um homem, esta é uma mulher, Jesus vai à substância, ao substantivo, nunca ao adjetivo, põe de lado os adjetivos”.

Para o papa Francisco, “este olhar de Jesus que é belíssimo, que vê o outro, quem quer que seja, como destinatário de amor, é o início da paixão evangelizadora”.

“Tudo começa a partir deste olhar, que aprendemos com Jesus. Podemos perguntar-nos: como vemos os outros? Quantas vezes vemos os seus defeitos e não as suas necessidades; quantas vezes etiquetamos as pessoas pelo que fazem ou por aquilo que pensam!”, lamentou.

“Este não é o olhar de Jesus: Ele olha sempre para cada um com misericórdia, aliás, com predileção”, disse o papa Francisco.

“A primeira coisa que Jesus faz é separar Mateus do poder”, diz o papa Francisco, acrescentando que o coloca em movimento rumo aos outros, “fá-lo deixar uma posição de supremacia para o colocar no mesmo nível dos irmãos e para lhe abrir os horizontes do serviço”.

“Isso é o que Cristo faz e isso é fundamental para os cristãos”, disse o papa Francisco.

Ele pediu que os fiéis se perguntem: “nós, discípulos de Jesus, nós, Igreja, permanecemos sentados à espera que as pessoas venham, ou sabemos levantar-nos, pôr-nos a caminho com os outros, procurar os outros?”

Para Francisco, “esperar que venham” é uma postura que não é cristã, pois é preciso ir em busca dos outros e dar o primeiro passo.

“Nosso anúncio começa hoje”

Depois de um olhar e de um movimento, o papa Francisco falou de "uma meta".

Francisco disse que a vida de Mateus não muda rapidamente, mas, ao contrário, “Mateus regressa ao seu ambiente, mas volta mudado e com Jesus”.

“O seu zelo apostólico não começa num lugar novo, puro, num lugar ideal, distante, mas lá, começa onde vive, com as pessoas que conhece”, disse o papa.

“Eis a mensagem para nós: não devemos esperar ser perfeitos e ter percorrido um longo caminho atrás de Jesus para dar testemunho d’Ele; o nosso anúncio começa hoje, lá onde vivemos”, disse o papa Francisco.

“E não começa procurando convencer os outros, convencer não: mas testemunhando todos os dias a beleza do Amor que olhou para nós e nos fez levantar e será esta beleza, comunicar esta beleza que convencerá as pessoas, não comunicar a nós, mas o Senhor”, acrescentou o papa.

O papa Francisco disse que “somos aqueles que anunciam o Senhor, não anunciamos a nós mesmos, nem anunciamos um partido político, uma ideologia, não: anunciamos Jesus”.

Mais em

“É preciso pôr Jesus em contato com as pessoas, sem as convencer, mas deixar que o Senhor convença”, pediu o papa.

Ele citou Bento XVI que ensinou que “a Igreja não faz proselitismo. Ao contrário, ela desenvolve-se por atração”.

Para o papa, “este testemunho atraente, este testemunho jubiloso é a meta para a qual Jesus nos conduz com o seu olhar de amor e com o movimento em saída que o seu Espírito suscita no coração”.

No final da sua catequese, recordou que nestes dias demos graças a Deus pela pessoa, ensinamento e exemplo do papa Bento XVI.

O papa Francisco pediu que “sua fé estimule o crescimento espiritual” dos fiéis, “baseado na verdade do Evangelho e no amor fraterno e testemunhado na família, no trabalho e no ambiente social”.

Confira também: