O Arcebispo Stanislaw Dziwisz, durante longo tempo Secretário pessoal do Papa João Paulo II e recentemente nomeado Arcebispo da Cracóvia (Polônia), revelou a rádio estatal polonesa nesse sábado que não queimou os escritos privados do Papa, embora este o pedisse no seu testamento.

“São escritos que não podem ser queimados, porque têm que ser conservados para a história, cada um deles”, disse Dom Dziwisz, ao explicar a razão de sua decisão de conservar os escritos.

Trata-se de uma grande riqueza que tem que ser posta paulatinamente a disposição do público”, explicou o Prelado; sem precisar nem a data nem a maneira em que tais escritos serão postos a disposição do público.

Dom Dziwisz  explicou também que os documentos que foram salvos servirão para o processo de beatificação do João Paulo II, que começou esse mês logo que o Papa Bento XVI decidisse suspender o período de espera de 5 anos.

“Dom Estanislau” –como era conhecido no Vaticano-  também revelou que durante os anos que trabalhou para João Paulo II levou um diário que alcança os 27 volumes, um documento que, conforme explicou, não contém juízos sobre pessoas,  e está pensado para ser de ajuda aos historiadores.