O santuário Nossa Senhora da Conceição, em Tatuí (SP), foi elevado à basílica menor. O anúncio foi feito pelo reitor, padre Élcio Roberto de Góes, no dia 10 de janeiro, após o bispo de Itapetininga (SP), dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, receber o decreto da Santa Sé. A elevação à basílica acontece em meio às celebrações dos 200 anos da igreja de Tatuí.

“Somos basílica, glorifiquemos a Deus por mais esse passo na nossa história, neste tempo jubilar, de festa, de alegria, de celebrarmos a nossa história. Deus seja louvado”, disse padre Góes durante uma live nas redes sociais do santuário Nossa Senhora da Conceição.

As basílicas menores são os templos que receberam esse título devido à sua importância espiritual e histórica. Segundo o decreto Domus ecclesiae da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, que contém as "normas para a concessão do título de Basílica Menor", existem algumas igrejas “dotadas de uma especial importância para a vida litúrgica e pastoral, que podem receber do Sumo Pontífice o título de ‘Basílica Menor’, mediante o qual vem expresso um particular vínculo com a Igreja de Roma e com o Sumo Pontífice”.

Para o padre Élcio Góes, a elevação do santuário de Tatuí à basílica menor estabelece “cada vez mais o nosso vínculo com a igreja de Roma, trazendo para nós também uma grande exigência de sermos uma referência na vida litúrgica e pastoral para a Igreja, sobretudo aqui para nossa diocese de Itapetininga”. “Com certeza, rezaremos para que daqui possa erradicar muitas graças e bênçãos do céu para nossa cidade, para nossa diocese, para toda a igreja de Deus”, afirmou.

Neste ano, a agora basílica Nossa Senhora da Conceição está celebrando o seu jubileu de 200 anos. A abertura do ano jubilar aconteceu no dia 2 de janeiro, em missa presidida por dom Gergônio Alves. As comemorações irão até o dia 8 de dezembro deste ano, solenidade da Imaculada Conceição.

Em 8 de dezembro de 2006, a igreja foi eleita como Patrimônio Histórico e Cultural de Tatuí e, no dia 9 de junho de 2007, foi assinado o decreto de tombamento da igreja, que passou a integrar o conjunto de prédios históricos do município.

Segundo a diocese de Itapetininga, o projeto de elevação do santuário Nossa Senhora da Conceição à basílica menor começou após aprovação de dom Gorgônio Alves e de padres da região pastoral de Tatuí. Também, foi recebida uma carta do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Walmor Oliveira de Azevedo, consentindo o pedido. Depois, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, da Santa Sé, aprovou a abertura do processo enviando o questionário.

Padre Élcio Góes contou na live que o pedido foi feito, “trazendo presente o valor histórico, religioso” da igreja “para a cidade de Tatuí e também toda a beleza deste templo”.  “Essa igreja tem um significado tão importante para a história dessa cidade”, disse, destacando que “são 200 anos da presença da igreja” na cidade.

Após receber o questionário da Santa Sé em meados de agosto de 2020, uma equipe do santuário respondeu as “minuciosas perguntas a respeito da Igreja , como sua parte estrutural, artística e religiosa”, informou a diocese de Itapetininga. Também foi preparado um álbum de fotos para ilustrar os itens descritos no questionário e um arquivo com a história da igreja.

O material foi entregue para a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos em 23 de agosto de 2021, pelo emissário da diocese de Itapetininga, Leonardo Costa de Camargo Barros. Neste mesmo dia, Barros também participou da Audiência Geral no Vaticano e entregou ao papa Francisco uma cópia do processo.

A conclusão do processo se deu no dia 10 de janeiro, com a chegada da resposta da Santa Sé autorizando a elevação do santuário à basílica menor. A missa de instalação da basílica Nossa Senhora da Conceição será no dia 21 de abril, em horário ainda a definir.

Confira também: